Amazon já contribuiu com mais de R$ 25 bilhões para o PIB desde sua chegada ao Brasil
Os investimentos da Amazon contribuíram para as áreas de logística, infraestrutura, entretenimento, serviços de nuvem e de incentivos para PMEs.
Desde 2011, empresa investiu mais de R$ 33 bilhões
A Amazon, alinhada à sua visão de longo prazo com o Brasil, realizou o lançamento do relatório inédito: “De A a Z – Os impactos da Amazon no Brasil”, para reforçar seu papel como agente de transformação tecnológica, impulsionando o crescimento da economia brasileira. Atualmente, com 18 mil funcionári0s diretos e indiretos, a empresa impulsionou, somente em 2022, mais de 165 mil empregos externos em setores como da construção civil para funções em logística e outros serviços profissionais.
Desde 2011, quando a empresa iniciou suas operações no país, foram investidos mais de R$ 33 bilhões em infraestrutura e salários em áreas como logística, entretenimento, serviços de nuvem e de incentivos para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs). A soma dos investimentos contribuiu com mais de R$ 25 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) do país.
De acordo com os resultados da pesquisa global Empresas mais inovadoras de 2023, do instituto Boston Consulting Group (BCG), 79% das empresas entrevistadas classificaram a inovação entre as três principais prioridades de negócios. Ainda, segundo o BCG, para ser bem-sucedida, uma empresa precisa priorizar a inovação, apostar em investimentos e na contratação e retenção de talentos. Na Amazon, que ficou em terceiro lugar no ranking internacional do instituto, os Princípios de Liderança reforçam a cultura inovativa, inclusiva e acolhedora da empresa, que transforma o desempenho em resultados.
“Impactar positivamente as comunidades onde operamos e nossas equipes vivem é um dos nossos objetivos mais importantes, alinhado ao nosso compromisso de longo prazo com o Brasil. Conseguir traduzir isso em números e dados coloca esse relatório em outra perspectiva e revela o verdadeiro impacto das nossas Operações no país. É uma consolidação de como estamos trabalhando bem e sendo guiados por nossos Princípios de Liderança nesses últimos treze anos no Brasil”, explica Daniel Mazini, Country Manager da Amazon no Brasil.
Desde 2011, a Amazon vem expandindo e aprimorando sua rede logística, tecnológica e corporativa no país. Hoje, já são mais de 80 polos espalhados por regiões estratégicas de norte ao sul, com 10 Centros de Distribuição, 64 Estações de Entrega, 1 escritório corporativo, 3 AWS Availability Zones, 3 AWS Edge Locations e 2 AWS Direct Connect.
Toda essa cadeia de serviços é mantida com o objetivo de oferecer a melhor experiência aos clientes e garantir serviços rápidos e eficientes, empregando mais de 18 mil funcionárias(os) diretos e indiretos com salários e benefícios competitivos no setor que vão além do que é exigido por lei desde o Dia 1. O relatório apontou que, desde o início das Operações da Amazon no Brasil, a empresa contribuiu com um valor de mais de R$ 17 bilhões em salários de funcionários dentro e fora da empresa.
“Uma das nossas missões é ser a melhor empregadora do mundo. Buscamos constantemente criar oportunidades para nossas equipes se desenvolverem profissionalmente, em uma ampla variedade de funções, sejam elas das áreas de Operação, Corporativo ou Tecnologia. Os dados do nosso relatório apenas reforçam que estamos trabalhando e caminhando em direção a esse objetivo, incentivados por nossa cultura inclusiva e inovadora, que oferece salários e benefícios competitivos e oportunidades internacionais em um ambiente seguro e diverso”, comentou Erika Borges, líder de RH Corporativo e de Varejo na Amazon Brasil.
Apoio aos pequenos negócios
O relatório mostrou que um dos grandes pilares de investimento da empresa no país são as PMEs. Atualmente, a Amazon conta com mais de 78 mil brasileiros na categoria de vendedores parceiros, um crescimento de 53% em um ano, com mais de 18,4 milhões de produtos disponíveis no site. Ajudar a construir uma economia forte e impulsionar os pequenos empreendedores faz parte da visão de longo prazo da Amazon, com 99% dos vendedores brasileiros sendo PMEs.
Mais de 54% destes vendedores estão localizados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e cerca de 4% das empresas expandiram seus negócios por meio do programa Vendas Internacionais da Amazon e hoje vendem produtos em outros países, como os Estados Unidos.
“Comecei meu negócio porque não conseguia encontrar produtos para meu penteado no mercado. Agora, graças à Amazon, recebo pedidos de todo o país e até do exterior, como os EUA. A Amazon tem sido fundamental para me ajudar a manter e expandir meus negócios”, afirmou Pamela Waldino, CEO da Kah-noa.
A Amazon Brasil investe continuamente na qualificação de empreendedores brasileiros. Por meio da Seller University, dedicada a oferecer treinamentos acessíveis para todos os vendedores parceiros, disponibilizou mais de 700 treinamentos em 2023, um crescimento de 272% comparado a 2022, e somou mais de 53 mil horas de treinamentos realizados pelos vendedores.