Como vender sem a empresa depender de mim?

Como vender sem a empresa depender de mim?

Você já ouviu falar do empresário que é o funcionário mais caro do seu próprio negócio? Infelizmente é isso que acontece na maioria das empresas

O número de empreendedores no Brasil tem crescido exponencialmente ao longo dos anos. Mas a taxa de mortalidade das empresas permanecem altíssimas. Segundo estudos, mais de 70% das empresas fecham as portas antes de completarem apenas 3 anos de vida.

Segundo o especialista em Vendas, Leonardo Beling (foto), CEO da The Wolves Company, Assessoria Comercial, isso acontece pela falta de capacidade dos empresários de criarem um negócio baseado em processos e pessoas. O que faz que o dono se torne refém, precisando trabalhar infinitas horas para sustentar a própria empresa.

“Acredito que a principal habilidade que um empresário precisa desenvolver é a Gestão de Pessoas. Primeiro para contratá-las e depois para treiná-las. Somente assim é possível desenvolver um ecossistema forte que é capaz de crescer de maneira sólida, gerar valor para a sociedade e lucro para os acionistas”, diz Leonardo Beling.

Além disso, outro fator que contribui para a extinção de muitos negócios é a negligência com a área comercial da empresa. Não adianta você ter um produto maravilhoso, se você não for capaz de atingir o seu público e convencê-los a comprar de você.

O empresário não pode ter uma visão romântica. Empresas são criadas para gerar lucro e se o setor de vendas não estiver bem estruturado, tudo pode ir por água abaixo, segundo Leonardo Beling.

“Vendas são e sempre serão o coração de qualquer negócio. Os maiores negócios raramente têm os melhores produtos, mas possuem a melhor estratégia comercial. E para obter bons resultados, o dono do negócio não pode estar preso no operacional. Preciso estar 100% focado nas vendas, criando um time que possa ajudá-lo a crescer”, destaca

Segundo Beling, “tem um famoso ditado no mundo do empreendedorismo que diz que sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. O seu negócio ainda pode ser pequeno, mas você deve pensar e agir como se ele já fosse grande. Estruture os processos, encontre as pessoas certas e treine as pessoas. O sucesso e o crescimento serão uma mera consequência”.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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