Pessoas com deficiência ainda são invisibilizadas pelo mercado de trabalho

Pessoas com deficiência ainda são invisibilizadas pelo mercado de trabalho

Cargos de liderança nas empresas ainda estão bem distantes das pessoas com deficiência

Uma pesquisa realizada a partir do banco de dados pela Talento Incluir Consultoria – pioneira no Brasil e que já incluiu mais de 9 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho – com dados de 566 pessoas com deficiência em busca de emprego, revela uma realidade muitas vezes ignorada: profissionais com deficiência estão cada vez mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho e para desafiar e superar os estereótipos.

O estudo revela que 49,8% dos participantes possuem ensino superior completo, destes 24% têm qualificações avançadas, como pós-graduação, MBA, mestrado ou doutorado. Segundo a CEO da Talento Incluir Consultoria, Katya Hemelrijk, os dados apurados contrariam o mito persistente de que profissionais com deficiência carecem de qualificação para alcançar cargos de liderança.

“O objetivo do levantamento é lançar luz sobre essa constatação, além de servir como um chamado para reavaliação e transformação das nossas práticas e percepções de inclusão”, destaca a executiva.

Outro dado ainda importante aponta que 24,3% dos respondentes possuem proficiência em inglês ou espanhol em níveis intermediário ou fluente, o que mostra que estão preparados para o palco global em que as empresas modernas operam, de acordo com a especialista. “Longe de serem candidatos apenas para posições de entrada, esses indivíduos têm as habilidades e a qualificação necessárias para cargos de liderança e áreas de alta especialização”, confirma Katya Hemelrijk.

Com o estudo, a Talento Incluir quer incentivar as empresas a vencerem o capacitismo e abrir posições de liderança para pessoas com deficiência qualificadas. Os cargos de liderança nas empresas ainda estão bem distantes das pessoas com deficiência. Entre os profissionais avaliados na pesquisa, apenas 2,6% ocuparam cargos de gestão e 2,1% de supervisão no último emprego.

O levantamento foi feito entre 17 de novembro de 2023 e 18 de março de 2024, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis. Do total de pessoas entrevistadas na pesquisa, a maioria tem deficiência física (49%), auditiva (22%) e visual (18%). Entre as empresas que abriram 400 vagas específicas para pessoas com deficiência por meio da Talento Incluir em 2023, apenas 2,5% das posições eram para chefias, com salários acima de R$ 9 mil.

“O mercado de trabalho, em sua busca por inovação e competitividade, não pode continuar a ignorar o potencial de um profissional tão qualificado. Há um reservatório de talento inexplorado entre os profissionais com deficiência, muitos dos quais estão mais do que aptos a assumir cargos de liderança e contribuir significativamente para o crescimento e a inovação das empresas. É urgente que as empresas desenvolvam políticas e práticas que não apenas facilitam a contratação de pessoas com deficiência, mas promovam seu avanço profissional. Isso inclui investimento em tecnologia assistiva, programas de mentoria e a criação de uma cultura corporativa que valorize genuinamente a diversidade e a inclusão”, conclui Katya Hemelrijk.

Grupo Talento Incluir

Grupo Talento Incluir é um ecossistema da diversidade e inclusão pioneiro no Brasil. Seu objetivo é promover a equidade nas relações empresariais e sociais por meio de diferentes unidades de negócios: a Talento Incluir Consultoria, com soluções focadas nos pilares de D&I Conscientização, Contratação, Carreira e Acessibilidade e Consultoria Estratégica de Marketing e Comunicação para pessoas com deficiência; a UinHub, o primeiro e mais acessível marketplace do mundo para pessoas com deficiência e a Talento Sênior, empresa de Talent as a Service focada em profissionais com mais de 45 anos e o UinStock, primeiro banco digital e nacional para a produção e venda de imagens de diversidade da população brasileira pouco representada.

Fundada em 2008, a Talento Incluir Consultoria – a primeira empresa do grupo -, já inseriu no mercado de trabalho mais de 9 mil pessoas com deficiência, buscando sempre o desenvolvimento de carreira destes profissionais para que a inclusão aconteça de maneira profunda e verdadeira, gerando impactos positivos na vida destas pessoas e na sociedade. Em toda a sua trajetória, aplicou Programas de Inclusão 360º para formar e fortalecer a cultura de inclusão em mais de 400 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Syngenta, Gol, Carrefour, Grupo Boticário, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels, Avanade, WhirlPool (Consul e Brastemp) entre outras.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *