Sebrae propõe marco regulatório para ampliar mercado dos pequenos negócios para a América do Sul

Sebrae propõe marco regulatório para ampliar mercado dos pequenos negócios para a América do Sul

Décio Lima pede que os países construam uma sinergia econômica e saiam do isolamento

O presidente do Sebrae, Décio Lima, defendeu a criação de um marco regulatório não só para o Brasil e a Colômbia, mas para a América do Sul durante o evento Fórum Empresarial Colômbia-Brasil, nesta quarta-feira (17). O dirigente integra a missão brasileira liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no país vizinho. O objetivo da viagem é participar do programa “Jornada Empreendedora” e do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil, que reunirá autoridades brasileiras e colombianas e cerca de 300 empresários de ambos os países e diferentes setores.

“Nós temos que retomar um processo para minimamente nos igualarmos aos continentes que interagem nos processos econômicos no mundo todo. A América do Sul precisa construir uma sinergia entre as nossas economias para podermos interromper este contexto que nos isola no momento em que o conceito da economia globalizada não tem mais volta”, afirmou Décio Lima.

Em sua fala, o presidente do Sebrae ressaltou a força dos pequenos negócios nos dois países, pois em ambos as micro e pequenas empresas representam 95% dos empreendimentos locais. “Acredito que este momento é fundamental para que nós possamos, cada vez mais, interagir nos processos econômicos. Todos vamos crescer, a Colômbia e o Brasil, mas, sobretudo, construiremos aqui um paradigma para a América do Sul, que precisa interagir economicamente para deixar grandes os nossos países”, argumentou.

Ampliação do mercado

O Sebrae e a Apex estão trabalhando para ampliar o mercado para os pequenos negócios nas Américas. “Em Bogotá, o Sebrae reforça sua missão estratégica, em conjunto com a Apex, na promoção dos pequenos negócios. Sabe-se que em um mundo globalizado não é possível pensar apenas no mercado local. Os processos da inovação e da sustentabilidade revolucionam a dinâmica da economia. E estamos fazendo esta integração. Assim como no Brasil, 95% dos negócios colombianos são de pequenos negócios. É um grande momento da economia brasileira, o presidente Lula lidera o G20, o Mercosul e nossa meta é retirar o Brasil do Mapa da Fome”, destacou o presidente Décio Lima.

Hoje, quase 50% dos atendimentos da Apex são destinados aos empreendedores de pequenos negócios. “O Sebrae e a Apex estão construindo uma parceria estratégica. O Sebrae apoia as empresas e a Apex tem condições de internacionalizar e promover a exportação dessas empresas. Aqui, vamos assumir compromissos econômicos essenciais”, afirma Jorge Viana, presidente da Apex.

O Fórum está na agenda dos presidentes Lula e Petro, que manterão encontro de trabalho com atenção especial nas iniciativas para promover comércio e investimentos, o bem-estar das populações brasileira e colombiana e o desenvolvimento sustentável, em especial por meio da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. O encontro presidencial permitirá, ainda, aprofundar o diálogo sobre temas sociais, a exemplo da igualdade racial, dos direitos humanos, da agricultura familiar e da política externa feminista.

Internacionalização

O Brasil é o 3º maior fornecedor para a Colômbia, com 6,4% de participação no mercado em 2023. As exportações brasileiras para o país somaram US$ 3,82 bilhões. Em 2023, foram comercializados entre os dois países US$ 6,1 bilhões.

Atualmente, há cerca de 100 empresas brasileiras estabelecidas na Colômbia, que é o 2º destino de interesse para internacionalização de empresas brasileiras. O objetivo do governo federal, em parceria com o Sebrae, é estreitar as relações comerciais e abrir novos mercados entre o Brasil e os países das Américas do Sul, Central e do Caribe.

“Estamos com uma agenda conjunta para garantir oportunidade para os pequenos negócios em várias frentes. Enquanto a Apex realiza um trabalho de promoção nos mercados internacionais, o Sebrae prepara essas empresas para que possam exportar e, com isso, gerar mais emprego e renda para o país”, afirma Décio Lima.

Crédito da foto: Charles Damasceno

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *