44% dos brasileiros planejam gastar menos no Dia das Mães de 2024

44% dos brasileiros planejam gastar menos no Dia das Mães de 2024

Pesquisa com mais de 1.700 brasileiros revela os planos e a percepção dos brasileiros para dia das mães

Com o Dia das Mães se aproximando, a Hibou, empresa de pesquisa, monitoramento e insights de consumo, apresenta os resultados de sua pesquisa mais recente, apontando os planos e sentimentos dos brasileiros para o domingo de 12 de maio.

A pesquisa foi coletada entre 28 a 30 de abril de 2024, com uma amostra de 1724 entrevistas. Os brasileiros estão se preparando para celebrar o Dia das Mães de diversas maneiras, mesmo com o bolso mais apertado este ano.

“Para muitos brasileiros, o Dia das Mães é uma data para celebrar o amor e a dedicação materna, mas este ano vemos que o bolso apertado está influenciando as decisões de compra e as formas de comemoração”, comenta Ligia Mello, CEO da Hibou.

Celebração em família

Dos entrevistados, 30% planejam passar o Dia das Mães na casa da mãe ou sogra, enquanto 21% optaram por ficar em casa sem receber visitas. Surpreendentemente, 18% ainda não decidiram como celebrar.

A pesquisa também revela que 41% dos brasileiros consideram o Dia das Mães como uma oportunidade para reconhecer o valor das mães e expressar gratidão, um aumento de 3 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Presente ideal e gastos planejados

Enquanto 52% dos entrevistados consideram que o almoço em família em casa é indispensável para a celebração, apenas 12% mencionaram presentes como essenciais. No entanto, 64% afirmaram que planejam presentear suas mães nesta data, sendo que 44% afirmaram que seus bolsos estão mais apertados este ano e pretendem gastar menos que nos anos anteriores.

A influência da TV

Durante o Dia das Mães, metade dos brasileiros deixa a TV desligada, mas entre os que assistem, a Globo lidera com 37% de audiência. Em relação aos presentes desejados, 31% consideram que estar junto é o maior presente, enquanto 30% buscam presentes que caibam no bolso.

Preferência por viagens

A pesquisa mostrou que 55% dos respondentes são mães, dentro dessa amostra, se tivessem que escolher um presente neste Dia das Mães, 37% prefeririam viagem. Apenas 9% gostaria de um eletrodoméstico. 24% preferem bolsas e acessórios.

Enquanto isso, os filhos responderam sobre o que comprariam. Os segmentos de presente mais populares incluem vestuário (55%), calçados (37%) e perfumes (36%). A maioria dos brasileiros (68%) planeja gastar até 250 reais além de sua rotina financeira para a celebração do Dia das Mães.

“Embora o bolso apertado possa influenciar os gastos este ano, os brasileiros estão determinados a celebrar o Dia das Mães com amor e gratidão. Seja através de gestos simples de reconhecimento ou presentes cuidadosamente selecionados, o importante é demonstrar o carinho pelas mães nesta data especial.”conclui Lígia.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *