Dia dos Namorados: 6 estratégias de sucesso para alavancar as vendas online

Dia dos Namorados: 6 estratégias de sucesso para alavancar as vendas online

Segundo projeções da ABComm, o e-commerce poderá movimentar R$ 7 bilhões durante a data

Com o Dia dos Namorados se aproximando, o coração dos apaixonados aquece e as oportunidades de negócio também. De acordo com a expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), estima-se que o e-commerce movimentará cerca de R$ 7 bilhões durante esse período. Para aproveitar ao máximo essa data especial e impulsionar suas vendas, Lucas Castellani, fundador e CEO da Cartpanda, plataforma completa que desenvolve soluções para o e-commerce, compartilha dicas valiosas para criar uma campanha de sucesso e alavancar vendas durante a data.

O especialista ressalta a importância de se destacar em meio à competitividade do mercado para oferecer experiências únicas aos clientes. Confira as estratégias abaixo:

1. Conheça seu público-alvo e segmente suas estratégias

Antes de tudo, é essencial compreender seu público-alvo. Analise dados de clientes anteriores para identificar padrões de comportamento e preferências de compra. Essas informações guiarão suas estratégias de marketing, permitindo uma comunicação mais assertiva e personalizada.

2. Ofertas irresistíveis e promoções exclusivas

Surpreenda seus clientes com ofertas exclusivas e promoções atrativas para o Dia dos Namorados. Desde descontos em produtos populares até kits temáticos e frete grátis, destaque suas promoções de forma clara e visível em todos os canais de comunicação.

3. Experiência do cliente personalizada

Faça com que seus clientes se sintam especiais oferecendo uma experiência personalizada. Recomende produtos com base em compras anteriores, envie sugestões de presentes e ofereça embalagens especiais. Pequenos gestos podem fazer toda a diferença na jornada de compra.

4. Produção de conteúdo envolvente

Comece a atrair e engajar os clientes com conteúdos relevantes relacionados ao Dia dos Namorados. Crie guias de presentes, artigos inspiradores e vídeos informativos. Além de promover seus produtos, esse tipo de conteúdo fortalece o relacionamento com os consumidores a longo prazo.

5. Facilidade de navegação na loja e checkout transparente

Em datas tão importantes, uma experiência de compra fluida é fundamental. Otimize a navegação do seu site para facilitar a busca por produtos e simplifique o processo de checkout para reduzir o abandono de carrinho – como o checkout Cartpanda Go, um checkout de 1-clique que finaliza as compras em menos de 10 segundos. É fundamental contar com uma plataforma de e-commerce eficiente que pode fazer toda a diferença nos resultados finais, seja em datas especiais como essas e no restante do ano.

6. Análise de resultados e otimização contínua

Após o término da campanha, analise os resultados obtidos e identifique áreas de melhoria para a sua loja virtual. Meça métricas como vendas, taxas de conversão e engajamento nas redes sociais – a partir desses insights, refine suas estratégias para futuras campanhas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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