Varejo farmacêutico brasileiro cresce 4,2% no 1º trimestre de 2024
Fevereiro foi o mês de maior volume de vendas
O primeiro trimestre do varejo farmacêutico brasileiro cresceu 4,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior, revela o Shopper Report Farmacêutico, feito pela Bnex, empresa especializada em Ciência do Consumo.
Janeiro foi o mês com o menor crescimento entre os três primeiros meses do ano, sendo naturalmente o mais impactado para todo o varejo no Brasil pela restrição orçamentária devido ao comprometimento com despesas extras.
Fevereiro foi o período que mais contribuiu para o crescimento do trimestre nesse período comparativo. O Carnaval de 2024, no início do mês, próximo ao período de pagamento da maioria dos brasileiros, impulsionou a economia. O feriado é uma época propícia para viagens e contribui para a procura de produtos como: protetores solares, repelentes, bronzeadores, itens de cuidado para a pele em geral, energéticos, preservativos e o conhecido “kit ressaca”, composto por: sais de fruta, isotônicos, analgésicos e anti-inflamatórios.
“Com o alto fluxo devido às viagens e ao período chuvoso, outra demanda que aumenta no setor é a busca por medicações e testes relacionados a Covid, bem como doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: Dengue, Zika vírus e Chikungunya”, diz Tamara Paccas, estatística na Bnex.
O Shopper Report revela ainda que com o reajuste anual que acontece sempre a partir de primeiro de abril, março destacou-se pelo crescimento de itens no carrinho e crescimento mais estável na variação do preço médio, já que os shoppers aproveitam o período para comprar mais itens sempre atrelados a benefícios que resultam em menores preços por item.