Paranaense explica por que o Marketing de Nostalgia está em alta

Paranaense explica por que o Marketing de Nostalgia está em alta

É o que fez o Chelsea Market: mercado de Nova Iorque localizado na antiga fábrica do biscoito Oreo

Imagine uma fábrica de biscoitos do começo dos anos 1900. Pense no ambiente rústico, nos ingredientes sendo preparados, na dosagem de cada produto separada e inserida na massa, no recheio.

Foi em um cenário assim que a National Biscuit Company, a Nabisco, chegou a uma receita especial que conquistou o mundo: a do biscoito Oreo. Naquela época, os Oreos eram vendidos em latas e custavam apenas 25 centavos de dólar.

Agora, essa antiga fábrica, onde a deliciosa invenção nasceu, foi transformada no Chelsea Market, um dos maiores mercados de gastronomia do mundo. Curiosamente, a capacidade de aguçar os sentidos humanos, tão presente na época da fábrica de biscoitos, é um dos grandes segredos do sucesso desse estabelecimento.

Quem comenta este exemplo de “Marketing de Nostalgia”, que apela a elementos históricos e às memórias dos consumidores para criar uma conexão emocional com o público, é João Ricardo, CEO da All Hands Educação, parceira do grupo IRRAH, uma empresa brasileira que desenvolve soluções tecnológicas para o setor varejista.

“Trata-se de um local carregado de história, que associa tradição, qualidade e autenticidade às marcas lá presentes. É uma estratégia interessante e que realmente tem dado muito certo, já que o local é conhecido no mundo todo e virou ponto turístico na cidade de Nova Iorque”, diz o especialista. Para ele, esta abordagem pode ser seguida por qualquer empreendimento, com grandes chances de sucesso.

De acordo com João Ricardo, a história do Chelsea Market penetra em cada tijolo. O imóvel, na 9ª Avenida, mantém lembranças da região onde está, o Meatpacking District, uma área industrial de frigoríficos e fábricas. A revitalização de todo o local nos anos 90 não diluiu os traços industriais e o aspecto de galpão, mas tornou o imóvel um túnel do tempo contemporâneo. Hoje, o Chelsea é roteiro dos grandes chefs de cozinha e de quem gosta de bons menus. São mais de 60 lojas que oferecem produtos frescos e prontos para serem degustados com todos os sentidos, ali mesmo.

“O mercado faz o que precisa ser feito com qualidade, mantendo o básico, mas muito bem feito. Veja, quantas vezes você viu a Gucci reformar a marca deles? Talvez mudem alguns processos ou produtos, apenas isso. O que o Chelsea Market nos ensina é que ele mantém a história que está por trás do negócio. Se isso estiver claro, a inovação só vai contribuir para isso”, destaca Miriã Plens, CMO do Grupo IRRAH, que procura estar por dentro das últimas tendências em comportamento, consumo e inovações em atendimento.

Entregar com rapidez é outra virtude do mercado novaiorquino. Este mercado elimina as complicações da jornada e proporciona ao público produtos de alta qualidade, prontos para serem apreciados sem longas esperas. No comércio eletrônico, a rápida entrega tornou-se ainda mais relevante durante a pandemia, com as entregas ultra rápidas sendo um critério fundamental para os consumidores ao escolherem produtos online. Segundo o Capterra, uma plataforma de comparação de softwares do grupo Gartner, mais de dois terços (73%) das pessoas que fazem compras pela internet consideram esse tipo de serviço essencial, superando até mesmo fatores como preço e atendimento.

“Tudo que é demorado é substituído pela tecnologia. No Chelsea, tudo está pronto para ser pego e levado. Essa rapidez é algo que precisamos em nosso negócio hoje. Os clientes têm menos tempo do que dinheiro. Portanto, é crucial facilitar a vida deles, o que significa reduzir o esforço necessário para adquirir nosso produto”, destaca João.

E é assim, inspirado no modo de produção de biscoitos da década de 1900, que o antigo-novo galpão do mercado inspira inovação.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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