Volkswagen do Brasil é uma das 10 melhores marcas empregadoras no País

Volkswagen do Brasil é uma das 10 melhores marcas empregadoras no País

Pelo 3º ano consecutivo, empresa figura no ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora

A Volkswagen do Brasil integra novamente o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores empregadoras no segmento de recrutamento e seleção do mundo. Este é o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integra esse seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.

estudo Randstad Employer Brand Research é realizado globalmente pela Randstad há mais de 20 anos em 32 países. Desde 2019 ele é feito no Brasil, abordando os principais atributos de uma marca empregadora na visão dos talentos, a percepção do público sobre os principais empregadores do mercado e o reflexo de sua atratividade para os colaboradores.

Na edição 2024, foram entrevistados mais de 4.500 brasileiros e as 150 maiores empregadoras do País foram avaliadas. Há destaque para dois novos pilares que impactam o cotidiano dos talentos: inteligência artificial e equidade no trabalho. Para os talentos, os fatores mais importantes na escolha de um empregador são, em ordem de prioridade:

• Progressão na carreira.
• Salários e benefícios atrativos.
• Ambiente de trabalho agradável.
• Equidade.
• Gestão sólida.

“O reconhecimento da Volkswagen do Brasil como Top 10 na pesquisa Marca Empregadora 2024 da consultoria Randstad, pelo 3º ano consecutivo, é resultado de uma estratégia de Recursos Humanos com foco total em nossas pessoas colaboradoras. Evoluir constantemente como uma marca empregadora de excelência, sendo atrativa no recrutamento e retenção de talentos, faz parte dos nossos objetivos prioritários. Estamos sempre conectados às tendências globais em gestão de pessoas e nos dedicamos a promover um ambiente cada vez mais humano, diverso, inclusivo e colaborativo, para que todos se sintam bem e felizes trabalhando na Volkswagen”, afirma Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

Volkswagen do Brasil é Top Employer pelo 6º ano

A Volkswagen do Brasil também conquistou em 2024 a certificação Top Employer pelo 6º ano consecutivo. Essa certificação global reconhece empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.

Na certificação Top Employer 2024, a Volkswagen do Brasil atingiu a excelente nota de 90,2% nas melhores práticas de Recursos Humanos avaliadas pela pesquisa, uma nota bem acima da média considerada benchmark entre as empresas avaliadas, que é de 82%. Desde 2019, quando conquistou o Top Employer pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil registrou crescimento de 19,2 pontos percentuais no resultado da pesquisa.

No Brasil, a Volkswagen atingiu 100% de aprovação em oito áreas da pesquisa em 2024: Estratégia de Negócio, Liderança, Marca Empregadora, Ética & Integridade, Organização & Mudança, Ambiente de Trabalho, Propósito & Valores e Sustentabilidade.

Alguns temas da Volkswagen do Brasil que contribuíram com a conquista do Top Employer 2024 foram liderança, aquisição de talentos, carreira e bem-estar. Em 2024, o Top Employer certificou 2.259 empresas em 122 países, sendo 67 no Brasil.

Volkswagen também é Great Place To Work pelo 2º ano consecutivo

A Volkswagen do Brasil conquistou a certificação Great Place To Work pelo 2º ano consecutivo, em 2023, se mantendo como um excelente lugar para trabalhar. A certificação é resultado de uma pesquisa internacional de cultura e engajamento que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho. Em 2022, a Volkswagen do Brasil havia conquistado pela primeira vez o Great Place To Work.

A avaliação contou com 63 perguntas divididas em cinco tópicos: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Os colaboradores respondem ao questionário voluntariamente. A escala de satisfação subiu de 75% (em 2022) para 78% (em 2023) e o engajamento (participação na pesquisa) cresceu 13 pontos percentuais. O orgulho de contar a outras pessoas que trabalha na Volkswagen permaneceu como o pilar mais forte (93%).

Diversidade & Inclusão é pilar estratégico na Volkswagen

A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre todas as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a Volkswagen é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.

A empresa estabeleceu sua estratégia de governança com a criação de um Comitê de Diversidade & Inclusão que conta com a participação de todos os membros do comitê executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão.

A Volkswagen do Brasil também oferece vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos. A empresa segue impulsionando a meta de aumentar o número de mulheres na liderança e em 2023 já ampliou o equilíbrio na admissão de mulheres e homens: no ano, as contratações de mulheres representaram 44% dos cargos executivos, 37% de mensalistas e 35% de horistas.

Entre as ações de Diversidade & Inclusão também estão cinco grupos de diálogo formados por pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares gênero, LGBTQIAP+, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).

Saúde e bem-estar

A Volkswagen do Brasil investe continuamente em programas de saúde física, mental e bem-estar aos seus colaboradores e dependentes; entre os quais, parcerias com o Wellhub (antigo Gympass) e o Zenklub. A Volkswagen também conta com áreas de convivência nas fábricas, academia ao ar livre, entre outras ações.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *