People Analytics ajuda no desempenho das entrevistas de emprego e no relacionamento corporativo

People Analytics ajuda no desempenho das entrevistas de emprego e no relacionamento corporativo

Ferramenta identifica se os profissionais estão felizes e  como anda a rotatividade

Considerada uma das principais e mais eficientes ferramentas de coleta e análise de dados de uma corporação, os benefícios do People Analytics, ainda são de uso restrito na área de Recursos Humanos nas empresas brasileiras.  O sistema que permite acesso a uma ampla visão de informações, para assim poder adotar estratégias e melhorar o posicionamento das empresas, serve também como uma poderosa solução de relacionamento com os colaboradores da casa ou para aqueles que desejam uma vaga de emprego.

A  Head of People and Culture (gestora de Pessoas e Cultura) da empresa de soluções tecnológicas Bindflow, Karla Kristina, explica como o People Analytics pode ser um instrumento eficaz “na tomada de decisão estratégica de uma empresa, como identificar nível de rotatividade, desempenho de colaborador, se os profissionais estão felizes em suas posições e até identificar perfis dos candidatos alinhados com a cultura da empresa”.

A Bindflow implantou o sistema no começo desse ano, com uma pesquisa de clima com seus colaboradores. A coleta de dados da ferramenta é realizada por meio de formulários, planilhas e assim consegue fazer a gestão mais inteligente das informações fornecidas. Karla assegura que a empresa mantém o anonimato nas respostas e que a transparência de como esses dados serão usados é o que faz a diferença nessa relação de confiança. ‘’É imprescindível que todos os envolvidos saibam que as reações, sejam positivas ou negativas, servirão de base para análise de possíveis mudanças, ajustes e tendências, sem interferência na atividade do colaborador”, esclarece a gerente.

No modelo adotado pela empresa  nesse período, foram identificadas lacunas sobre a questão de benefícios e treinamento de desenvolvimento pessoal. Dessa forma, já estudam soluções para adequar essas necessidades, de acordo com a compatibilidade dos setores.

“Não somos um caso, mas é um exemplo que seguimos, com o propósito final de alcançar o bem-estar de todos que trabalham na empresa, pois independente das ferramentas de gestão, é preciso lembrar que sempre há pessoas nesse processo”, destaca.

Garantia do anonimato

Além do desafio da garantia do anonimato, especialmente quando se trata de uma empresa de colaboradores de tecnologia, o engajamento para participar dessas pesquisas internas também é um obstáculo a ser ultrapassado. “O funcionário precisa sentir que esses dados serão convertidos de forma transparente nas ações da empresa”, ressalta Karla. No dado positivo da pesquisa, foi revelado que 80% dos colaboradores têm expectativa de ficar na empresa por pelo menos cinco anos.

No processo de seleção, o People Analytics estrutura uma base com perfis associados à cultura da empresa, o que permite ao RH ter condições de formular perguntas mais estratégicas e personalizadas, como capacidade de trabalho em equipe, empatia, resolução de conflitos, adaptabilidade e comportamento. “Assim é possível cruzar esses dados e trazer no recrutamento um “match” final”, analisa a gerente da Bindflow. “Sem essas referências, as empresas geralmente se tornam superficiais na hora de entrevista, sem muita profundidade na experiência pessoal de quem está à procura da vaga”.

Segundo Karla, com o uso da ferramenta, as estratégias são mais assertivas na qualidade da entrevista, otimização do tempo, e na explicação dos motivos de admissão ou não, o que permite um feedback mais preciso.

Crédito da foto: Pexels

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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