Com receita bruta de R$ 461,7 milhões, Cargolift Logística bate recorde de faturamento

Com receita bruta de R$ 461,7 milhões, Cargolift Logística bate recorde de faturamento

Expectativa de faturamento da transportadora curitibana é de R$ 510 milhões

Segurança e constância são os fatores que têm marcado a trajetória de crescimento da Cargolift Logística, transportadora curitibana com 30 anos de experiência no setor. Segundo o seu mais recente balanço financeiro, em junho deste ano, a empresa atingiu um novo recorde de faturamento, alcançando uma receita bruta de R$ 461,7 milhões nos últimos 12 meses. Na comparação anual, o crescimento da empresa no primeiro semestre de 2024 foi de 31% em relação ao primeiro semestre de 2023.

Fundada em 1994 por Markenson Marques, CEO da empresa, a Cargolift consolidou-se no mercado de transporte de cargas, dispondo atualmente de 13 filiais espalhadas por 7 estados do país em uma operação que conta com pontos de armazenagem e uma frota própria que inclui mais de 600 veículos. Com intenso investimento em tecnologia, sem deixar de lado a sustentabilidade, a empresa respalda-se em uma operação que tem como foco a atuação em pontos estratégicos da malha logística do país:

“Decidimos focar nossos negócios de transporte e armazenagem nas regiões onde já temos fluxos operacionais, ao invés de querermos atender o Brasil inteiro”, explica Marques. “Ao concentrarmos as operações nesses corredores estratégicos, conseguimos otimizar os ativos já existentes nessas regiões, aumentando a produtividade da frota e gerando um volume de emissões de poluentes muito menor”, ressalta o CEO.

Os resultados dessa abordagem para os negócios transparecem nos números alcançados pela empresa nos últimos anos. De um faturamento de R$ 346.4 MM e um EBITDA de R$ 36.3 MM em 2022, a Cargolift saltou para uma receita bruta de R$ 402.8 MM, acompanhada do EBITDA de R$ 44.3 MM, no ano seguinte, um crescimento percentual de 13,5% e 18%, respectivamente. Já nos últimos 12 meses (de julho de 2023 a junho deste ano), foi registrado um crescimento de 23,9% no faturamento na comparação com o mesmo período entre os anos de 2022 e 2023.

Tecnologia aliada à sustentabilidade

Segundo a empresa, as operações responsáveis por alavancar esse crescimento, especialmente no último ano, foram os serviços de armazenagem, que cresceram em 18%, e o de transporte voltado para o e-commerce, cujo crescimento foi de 250,8% nos últimos 12 meses. Mas, de acordo com Marques, o principal propulsor da lucratividade da Cargolift reside no constante aprimoramento tecnológico priorizado pela empresa.

“Esses resultados são um reflexo do nosso forte investimento em tecnologia, que tem se intensificado desde 2018, quando destinamos recursos para o desenvolvimento de uma startup que produziu uma plataforma colaborativa de logística, que utiliza IA para proporcionar uma série de benefícios para as operações”, ressalta. “Com a plataforma, os nossos caminhões andam a maior parte do tempo carregados, reduzindo os deslocamentos vazios, melhorando com softwares a saturação das cargas nos veículos. Isso faz com que os nossos clientes paguem menos e a Cargolift tenha uma performance melhor”.

Desenvolvida pela Matrixcargo, a “spin-off” da Cargolift, a plataforma colaborativa atua como um otimizador logístico digital do transporte rodoviário de cargas. Atualmente a solução da Matrix já é comercializada no mercado de maneira independente, mirando em transportadoras/embarcadores e motoristas, conectando esses dois pólos por meio de uma plataforma que realiza a gestão das viagens, utilizando IA e geolocalização para oferecer rotas mais otimizadas, evitando, assim, deslocamentos vazios de caminhões, agilizando a comprovação das entregas, entre outras funções.

Com o uso da plataforma, a Cargolift conta atualmente com uma operação 2,3 vezes mais eficaz onde há o apoio da inteligência artificial, realizando em questão de segundos tarefas que antes levavam até 54 horas, como é o caso da comprovação de entregas pelos motoristas, que é feita de forma digitalizada. Incluído o que está previsto para o orçamento da empresa neste ano, o total investido no desenvolvimento, implementação e aprimoramento constante da solução soma cerca de R$18 milhões.

Os ganhos em performance e lucratividade, contudo, não estão isolados, visto que o impacto ambiental também é uma preocupação da empresa, que possui o programa Eco Cargolift voltado para a sustentabilidade, o qual, desde 2018, já mede as emissões de carbono da empresa, visando registrar os impactos ambientais das operações. Com as otimizações propiciadas pela tecnologia, a empresa conseguiu evitar a emissão de 7.800 toneladas de CO2.

“Os resultados já começaram a aparecer e estamos otimistas que eles serão ainda melhores nos anos seguintes”, pontua Marques. “Estamos crescendo continuamente em um cenário nacional nem sempre favorável para as operações, isso sem deixar de lado a consciência do impacto das nossas operações no meio ambiente e o compromisso inegociável com a sustentabilidade”, reforça.

Para 2024, a expectativa da Cargolift é alcançar um crescimento médio de 26% em relação ao ano passado, meta já alcançada parcialmente, dado o crescimento de 31% da receita bruta alcançado no primeiro semestre deste ano, em comparação ao primeiro semestre de 2023. A expectativa de faturamento da empresa até o final deste ano é de R$ 510 milhões.

Crédito da foto: Divulgação

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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