Desenvolvimento educacional eleva a entrega de valor ao produtor rural

Desenvolvimento educacional eleva a entrega de valor ao produtor rural

Investir em educação corporativa traz ganhos não apenas aos colaboradores, como também à empresa, e por consequência aos seus clientes. Segundo estudo do Observatório Nacional da Indústria, o aperfeiçoamento profissional e a requalificação são itens que ocuparão 79% das necessidades para que os profissionais possam se adequar ao futuro do trabalho. A importância desse investimento é vista pela Girassol Agrícola, referência na produção de sementes de soja e algodão no Cerrado brasileiro. Desde 2019, a empresa promove um movimento de desenvolvimento educacional interno, com pilares que envolvem a cultura organizacional, conhecimento operacional e especializado, todos com o objetivo de conectar as pessoas à estratégia do negócio.

No escopo de educação corporativa estão a Escola de Liderança, com educação continuada para os líderes atuais da companhia, a Escola Sementes do Amanhã, que prepara talentos para a sucessão em postos chave, e o desenvolvimento da Cultura Girassol Agrícola, aplicado a todos os colaboradores. Há ainda a Escola Técnica, onde acontece o MBA de Produção de Sementes para o público tático e operacional. Mais recentemente, com a expansão de sua área comercial, agora formada pelo Desenvolvimento de Mercado, RTV’s, Inteligência de Mercado e Marketing, é criada a Academia Goellner.

Eloá Duarte, gerente de Geste & Gestão, explica que a mudança, que acrescentou dezenas de profissionais ao time, trouxe a necessidade de um ambiente educacional para equipar a força de vendas com as habilidades e o necessário para o cumprimento da estratégia do negócio. “Cada um tem um perfil, tanto de comportamento, quanto técnico, então nosso objetivo é trabalhar nivelamento e alavancagem de conhecimento”, conta. A Academia Goellner está em pleno desenvolvimento, com aulas iniciadas no segundo trimestre deste ano e em formato híbrido – EAD e encontros presenciais.

Comportamento, aperfeiçoamento técnico e ainda especifico de vendas e negociação formam a estrutura de aprendizado, geridas por professores experientes como Daniel Glat, Rogério Coimbra e Junior Crosara. O formato, construído de forma personalizada e exclusiva para a Girassol Agrícola, conta com a plataforma Agroadvance, uma escola para o agronegócio presente em 26 estados brasileiros e sete países, com mais de cinco mil alunos formados.

Os módulos acontecem através de aulas a campo, presenciais, a cada trimestre nas regionais da Girassol Agrícola (Mato Grosso, Goiás e Bahia), em dois encontros anuais com todo o time, além de aulas online ao vivo e gravadas. Ainda há vídeos de animação e podcasts, testes e arenas online para fixar o aprendizado e tirar o aluno da zona de conforto, desenvolvendo a parte técnica e também a comunicação.

Avanços

Com alguns meses de Academia Goellner, a gerente relata que já são percebidas mudanças significativas para o negócio na área comercial. Além de novos subsídios para a empresa para a tomada de decisão em vários aspectos, há mais maturidade do time no aperfeiçoamento técnico. “Com a capacitação, trabalhamos uma proposta de diferenciação, a de levar valor ao produtor rural através de vendas mais técnicas e melhor relacionamento. Já conseguimos observar essa mudança de modelo mental nos profissionais, maior aderência com a marca porque já conseguem visualizar uma entrega de valor”, destaca Eloá.

Segurança para o produtor

Na trilha de aprendizado, muitos são os momentos em que o time comercial vivencia a realidade da empresa e do mercado de sementes de soja e de algodão. Nos formatos e temáticas são utilizados cases técnicos e reais para se trabalhar a proposta de diferenciação. Isso faz com que os membros do curso coloquem em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas. Também é um momento importante de troca de experiências com os especialistas e com outros participantes.

De acordo com Eloá, os encontros para a resolução de cases contribuem para que o profissional possa levar mais segurança ao produtor, pois estará mais preparado tecnicamente. “Por que comprar da Girassol, o que entregamos? Queremos que o cliente compre algo que está bem embasado, sustentado por resultados. Queremos entregar confiança e a segurança do melhor produto, que tenha a melhor performance para gerar valor para o negócio dele”, conclui a líder.

Girassol Agrícola – Há mais de 40 anos no mercado, a Girassol Agrícola iniciou suas atividades em 1982 no Estado de Mato Grosso, na região da Serra da Petrovina. Consolidada como uma das melhores e mais produtivas empresas do agronegócio brasileiro, atualmente, as principais atividades do grupo se concentram na produção e comercialização de sementes de soja, milho, algodão e reflorestamento de eucalipto, utilizando alta tecnologia de produção e máquinas de última geração. São quatro unidades de produção em MT, nos municípios de Pedra Preta (Serra da Petrovina), Jaciara, Torixoréu e Aripuanã, além de duas unidades de produção nos estados de Goiás e Bahia.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *