Os desafios da inadimplência pedem novas estratégias do setor de cobranças

Os desafios da inadimplência pedem novas estratégias do setor de cobranças

Fórum discute abordagens e tecnologias visando enfrentar os impactos econômicos da inadimplência

A inadimplência no Brasil continua a ser um desafio significativo, com implicações cruciais para o setor de Crédito e Cobrança. Recentemente divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), dados apontam que o país conta com aproximadamente 66,96 milhões de inadimplentes, um número que representa um risco considerável para a economia devido à redução do fluxo de dinheiro disponível para consumo.

Para abordar essas questões emergentes, o Instituto GEOC organizou seu 11º fórum, que reuniu mais de 700 profissionais das maiores empresas do setor de cobrança do país. O evento focou em novas tendências e práticas de gestão necessárias para lidar com esse cenário desafiador.

O Diretor Executivo da Conciling Telemarketing e Cobrança, Raphael Souza Gonçalves, comandou o debate “O Processo de Transformação da Cobrança no Mercado de Varejo”, ao lado de Marcelo Chaves Azevedo, da Pefisa Soluções Financeiras, Raphael Silva Albuquerque, do Grupo Casas Bahia e Thomas Merodak Domingos da Silva, do Banco Carrefour. Durante o bate-papo os executivos falaram da importância das adaptações e inovações no cenário de cobrança, que passa por uma adequação às novas tecnologias.

Outro ponto importante foi o painel moderado por Luis Carlos Bento, CEO da A Conta Fecha, que discutiu como o marketing e a experiência do cliente estão transformando a recuperação de crédito. Participaram do debate Durval Ferreira, da BTG Pactual, Kaio Marin, do Google e Luciano André Ribeiro do Itaú Unibanco. Ao final da discussão, ficou claro que clientes bem informados através de um marketing efetivo, conseguem quitar suas dívidas com mais facilidade.

Essas iniciativas refletem um esforço conjunto para enfrentar os desafios da inadimplência no Brasil, promovendo discussões e práticas inovadoras que podem influenciar positivamente o futuro do setor de Crédito e Cobrança no país.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *