Pesquisa revela que 29% dos empresários que têm sócios são amigos

Pesquisa revela que 29% dos empresários que têm sócios são amigos

Veja 3 principais razões para empreender entre amigos

O Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho, destaca a importância das amizades em nossas vidas, além de reconhecer como algumas delas se transformaram em histórias de sucesso nos negócios. Muitas empresas começaram com ideias compartilhadas entre amigos, onde a confiança mútua e a colaboração foram fundamentais para transformar sonhos em realidade.

De acordo com o estudo da Comparably (portal líder de monitoramento de cultura corporativa), mais da metade dos entrevistados afirma ter um melhor amigo na empresa. Principalmente executivos (66%) e profissionais de RH (65%). Exemplo como Apple, fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak, ou Google, criada por Larry Page e Sergey Brin, ilustram como amizades sólidas podem ser a base para empreendimentos de grande impacto global. Essas histórias não apenas celebram a amizade, mas também inspiram a importância de parcerias genuínas e contributivas no mundo dos negócios.
“Minha trajetória na amizade e na carreira reflete minha jornada de 29 anos no Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), onde iniciei como professor. Na época, o Sr. Wilson Giustino era proprietário da primeira unidade e o visionário fundador da rede. Atualmente, como COO, minha posição na empresa é resultado da amizade e confiança que ele depositou em mim, além de todo o trabalho que dedico à rede. Sabemos que todo o sucesso da marca é fruto do empenho de cada colaborador”, ressalta Rogério Silva, COO do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).

A parceria entre amigos tornou-se comum nos negócios. Conforme um relatório realizado pela MindMiners (empresa de tecnologia encomendada pela PayPal) sobre empreendedorismo, aproximadamente 29% dos empresários que têm sócios são amigos, o que os coloca logo atrás das parcerias entre familiares. Isso demonstra que a amizade pode prosperar no ambiente de trabalho, permitindo que os sócios enfrentem desafios, superem obstáculos e cresçam juntos.

Muitos tipos de negócios começam com o empreendedorismo entre amigos que combinam amizade com o foco na administração do trabalho. Essas parcerias de longa data frequentemente perseguem seus sonhos juntos e, ao alcançá-los, se tornam líderes e fontes de inspiração para novos empreendedores iniciantes nessa jornada. Esse fenômeno é especialmente visível no segmento de franquias, onde amigos apostam no modelo de trabalho comprovado por vários empreendedores bem-sucedidos.

Para preservar tanto a amizade quanto o sucesso do empreendimento, é importante estabelecer expectativas claras desde o início, definir responsabilidades específicas e ter um plano de gestão de conflitos.

Empreender entre amigos pode parecer uma escolha natural e vantajosa, entre as principais razões, Rogério Silva cita três:

  • Motivação e suporte: amigos podem se motivar mutuamente, oferecendo suporte emocional e encorajamento nos desafios que surgem ao empreender;
  • Confiança mútua: já existe um nível de confiança estabelecido entre amigos, o que pode facilitar a comunicação e a resolução de conflitos;
  • Conhecimento mútuo: amigos muitas vezes compartilham interesses, habilidades complementares e conhecimentos, o que pode ser vantajoso para iniciar um negócio juntos.

Crédito da foto: Arquivo Cebrac

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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