Pesquisa revela que 29% dos empresários que têm sócios são amigos
Veja 3 principais razões para empreender entre amigos
O Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho, destaca a importância das amizades em nossas vidas, além de reconhecer como algumas delas se transformaram em histórias de sucesso nos negócios. Muitas empresas começaram com ideias compartilhadas entre amigos, onde a confiança mútua e a colaboração foram fundamentais para transformar sonhos em realidade.
De acordo com o estudo da Comparably (portal líder de monitoramento de cultura corporativa), mais da metade dos entrevistados afirma ter um melhor amigo na empresa. Principalmente executivos (66%) e profissionais de RH (65%). Exemplo como Apple, fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak, ou Google, criada por Larry Page e Sergey Brin, ilustram como amizades sólidas podem ser a base para empreendimentos de grande impacto global. Essas histórias não apenas celebram a amizade, mas também inspiram a importância de parcerias genuínas e contributivas no mundo dos negócios.
“Minha trajetória na amizade e na carreira reflete minha jornada de 29 anos no Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), onde iniciei como professor. Na época, o Sr. Wilson Giustino era proprietário da primeira unidade e o visionário fundador da rede. Atualmente, como COO, minha posição na empresa é resultado da amizade e confiança que ele depositou em mim, além de todo o trabalho que dedico à rede. Sabemos que todo o sucesso da marca é fruto do empenho de cada colaborador”, ressalta Rogério Silva, COO do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).
A parceria entre amigos tornou-se comum nos negócios. Conforme um relatório realizado pela MindMiners (empresa de tecnologia encomendada pela PayPal) sobre empreendedorismo, aproximadamente 29% dos empresários que têm sócios são amigos, o que os coloca logo atrás das parcerias entre familiares. Isso demonstra que a amizade pode prosperar no ambiente de trabalho, permitindo que os sócios enfrentem desafios, superem obstáculos e cresçam juntos.
Muitos tipos de negócios começam com o empreendedorismo entre amigos que combinam amizade com o foco na administração do trabalho. Essas parcerias de longa data frequentemente perseguem seus sonhos juntos e, ao alcançá-los, se tornam líderes e fontes de inspiração para novos empreendedores iniciantes nessa jornada. Esse fenômeno é especialmente visível no segmento de franquias, onde amigos apostam no modelo de trabalho comprovado por vários empreendedores bem-sucedidos.
Para preservar tanto a amizade quanto o sucesso do empreendimento, é importante estabelecer expectativas claras desde o início, definir responsabilidades específicas e ter um plano de gestão de conflitos.
Empreender entre amigos pode parecer uma escolha natural e vantajosa, entre as principais razões, Rogério Silva cita três:
- Motivação e suporte: amigos podem se motivar mutuamente, oferecendo suporte emocional e encorajamento nos desafios que surgem ao empreender;
- Confiança mútua: já existe um nível de confiança estabelecido entre amigos, o que pode facilitar a comunicação e a resolução de conflitos;
- Conhecimento mútuo: amigos muitas vezes compartilham interesses, habilidades complementares e conhecimentos, o que pode ser vantajoso para iniciar um negócio juntos.
Crédito da foto: Arquivo Cebrac