Sebrae e Banco do Nordeste juntos para ampliar o acesso dos pequenos negócios ao crédito

Sebrae e Banco do Nordeste juntos para ampliar o acesso dos pequenos negócios ao crédito

O Sebrae e o Banco do Nordeste assinaram, nesta terça-feira (2), parceria para democratizar o acesso a crédito dos donos de pequenos negócios da região Nordeste. A parceria irá facilitar o acesso a empréstimos e reduzir as taxas de juros cobradas. Por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), gerido pelo Sebrae, o Banco vai conceder crédito aos empreendedores que estão em busca de recursos para melhorar as condições de seus negócios. A ação faz parte do programa Acredita do governo federal.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que com essa parceria será possível ter uma taxa de juros reduzida praticamente à metade da praticada no mercado normal. “O Sebrae vai entrar com o esse fundo para garantir que o valor do empréstimo vai ser pago. O fundo garantidor tira o risco do sistema financeiro e o reflexo disso é fazer com que os juros caiam”, ressaltou.

Décio ainda frisou que essa é a maior carteira de crédito já oferecida para um pequeno empreendedor e que o Sebrae, por meio do crédito assistido, está pronto para atender 1 milhão de donos de pequenos negócios que queiram acessar crédito. “Ele vai ser pulverizado em todo o sistema financeiro. Dos bancos públicos aos privados e cooperativas de créditos. Essa é uma política de estado. O presidente Lula trouxe essa possibilidade ao Brasil: sair novamente do mapa da fome, fazer a economia crescer e dar a visibilidade aos pequenos empreendedores, que são aqueles que representam 95% dos CNPJ no Brasil e são responsáveis por 55% dos empregos formais”.

Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste, destacou que há muito tempo a instituição tem buscado apoiar o micro e o pequeno. “Agora, a gente está avançando, dentro do Programa Acredita, do governo federal. O presidente Lula, nos determinou que fizéssemos com que o Banco do Nordeste crescesse e buscasse os parceiros adequados para esse crescimento. E o Sebrae é um parceiro que tem nos ajudado há muito tempo. Agora, estamos firmando uma nova parceria, a partir de recursos do Fampe, e vamos possibilitar realmente expandir nossas atividades. Vamos estar mais juntos do pequeno, do micro, e buscar gerar renda e emprego para muita gente; não apenas aqui em Maceió, em Alagoas, mas em todo o Nordeste, Norte de Minas e Norte do Espírito Santo”, pontuou o dirigente.

Visita a empreendedor

Antes da assinatura, os presidentes das duas instituições visitam a empresa Produtos Pardal, que beneficia e comercializa itens como amendoim, castanhas e salgados para aperitivo, vendidos para ambulantes, pequenos supermercados e bares de Alagoas e do estado vizinho de Pernambuco. O negócio familiar, no bairro do Jacintinho em Maceió, foi um dos beneficiados com a parceria.  Formalizada há três anos, a empresa começou com a venda direta de 100 potes de amendoim torrado, por semana, nos bares da orla de Maceió. 

O jovem empreendedor Yan Nicolas tem apenas 20 anos, mas fala com muita segurança do negócio da família. “O meu pai era técnico de telecomunicações, mas sonhava em abrir o próprio negócio. Começamos muito pequenos, com apenas uma fritadeira, mas estamos crescendo e ganhando escala. A gente chegava nas mesas e oferecia um pouco do produto para as pessoas provarem e foi aí que começamos a ficar conhecidos na cidade”, conta. Os pais, avós e irmãos de Yan integram o negócio familiar, que gera oito empregos formais.

O diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, também esteve presente na visita e garantiu um voucher ao empreendedor para um curso sobre custo e formação de preço, além de uma consultoria de planejamento financeiro. “Ele já está recebendo uma primeira formação, mas vamos dar continuidade com práticas de fabricação de alimentos. Mesmo que a empresa produza com uma receita que venha da mãe, portanto, já consagrada pelos clientes, a gente vai fazer um trabalho de melhorias. Espero que esse seja um longo caminho de relacionamento entre Sebrae, Banco do Nordeste e a empresa Produtos Pardal”, destacou.

Programa Acredita

O sucesso alimenta os sonhos de expansão, que começam a se concretizar com o apoio do Sebrae e do Banco do Nordeste, por meio do Programa Acredita, que orienta e disponibiliza crédito aos pequenos negócios em todo Brasil. “A gente sempre quis expandir, ter acesso a um financiamento para ter capital de giro, poder comprar mercadoria e depois pensar em ter um outro imóvel para depósito”, afirma Yan.

O pequeno negócio funciona atualmente na casa onde a família morava. Além de armazenar os produtos, o local abriga o maquinário que viabiliza a manipulação dos itens em embalagens personalizadas. São 40 mil potes de amendoim, vendidos todos os meses, além de 1.200 pacotes de “pimentinha”, o salgadinho picante que faz a fama dos Produtos Pardal

Marca histórica

No início de junho, o Sebrae comemorou a marca de R$ 1,2 bilhão de crédito concedido graças ao aval do Fampe. No total, cerca de 20 mil operações foram realizadas, de janeiro a maio, com os recursos do fundo. São 29 instituições bancárias aptas a ofertar os recursos que foram possibilitados com o aporte de R$ 2 bilhões do Sebrae, que vai viabilizar R$ 30 bilhões em crédito nos próximos três anos. As orientações estão no site do Acredita, no portal do Sebrae.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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