Vivo assina contrato para aquisição da IPNET e cresce no segmento de cloud

Vivo assina contrato para aquisição da IPNET e cresce no segmento de cloud

A operação será realizada por meio da Telefônica Cloud Brasil (TCloud Brasil), empresa controlada pela Telefônica Brasil

Com a demanda crescente do mercado corporativo por serviços digitais, especialmente as soluções em nuvem, a Vivo avança com sua estratégia para o segmento e assina contrato para aquisição da IPNET, empresa especializada em cloud computing e principal integradora de serviços em nuvem do Google no Brasil. A operação será realizada por meio da Telefônica Cloud Brasil (TCloud Brasil), companhia controlada pela Telefônica Brasil (50,01%) e Telefónica Tech (49,99%), e pode atingir o montante de até R$ 230 milhões. A transação está condicionada ao cumprimento de métricas operacionais e financeiras acordadas entre as partes, e está sujeita a condições precedentes usuais a esse tipo de negócio, incluindo aprovação do CADE.
Com a aquisição, a Vivo ampliará o número de profissionais especializados da TCloud Brasil e acelerará o plano de crescimento neste segmento com a incorporação de toda a equipe (gestão e operação). Hoje, a IPNET tem mais de 260 colaboradores, e conta com uma base de 1,4 mil clientes. A companhia é a principal parceira do Google no Brasil, tendo como principais linhas de negócio a revenda de produtos e prestação de serviços relacionados ao Google Cloud Platform e Google Workspace. Com a operação, as competências da empresa serão combinadas com a escala, a capilaridade e a expertise da força de vendas da Vivo. Em 2023, a IPNET gerou receita líquida de R$218 milhões, um crescimento de 35% no comparativo anual.
“Essa união consolida a Vivo como referência em integração de tecnologias e expande o nosso ecossistema digital, que já conta com importantes parceiros globais. Queremos contribuir com o processo de digitalização das empresas e, assim, viabilizar diferentes modelos de negócio, acelerar o time-to-market de novos produtos e soluções, além de contribuir para a redução dos custos operacionais, ganho de eficiência e melhor alocação de investimentos dos nossos clientes”, pontua o vice-presidente de Negócios da Vivo, Alex Salgado. “Essa aquisição, somada às que já realizamos no passado, possibilita o desenvolvimento de soluções em maior escala e de forma sustentável, além de crescimento de receitas e melhor margem do negócio”, explica Salgado.
Para o atual CEO da IPNET, Fábio Carneiro, a aquisição aumentará a capilaridade da empresa a partir do relacionamento com os clientes da Vivo e da robusta equipe de vendas da companhia, com mais de cinco mil vendedores em todo o país. “Nossa reputação e reconhecida experiência no mercado como integrador de tecnologia, aliada à força da marca e de vendas da Vivo, pode nos colocar na linha de frente como principal parceiro tecnológico das empresas em seus processos de transformação digital”, celebra Carneiro.
Com a operação, a Vivo reforça seu posicionamento como uma empresa de tecnologia. Com 1,6 milhão de clientes, sua unidade corporativa se destaca pela evolução de seu ecossistema digital, composto por serviços de IoT, big data, cibersegurança e cloud, que registraram receita de R$ 3,5 bilhões (LTM 1TR 2024), alta de 20% (LTM 1TR 2024 x LTM 1TR 2023), e são responsáveis por 6,8% de toda a receita da Vivo no período.

Estratégia em nuvem

O investimento no segmento de serviços de cloud é uma estratégia global do Grupo Telefónica. Nos últimos anos, a Telefónica Tech, unidade de negócios do Grupo voltada para o mercado corporativo que concentra serviços digitais como cloud, cibersegurança, IoT, big data, inteligência artificial e blockchain, fez importantes aquisições para sua atuação no mercado europeu, como a Incremental e Cancom, no Reino Unido, a Be-terna, na Alemanha, e a espanhola Altostratus Cloud Consulting.
“Com a Telefónica Tech, trouxemos à Vivo uma estratégia de negócio com visão mais global, inserindo os nossos clientes empresariais em um ambiente com profissionais altamente capacitados, com processos e plataformas inteligentes e um ecossistema dinâmico de alianças e parcerias relevantes com líderes globais”, finaliza Salgado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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