31 mil toneladas de biscoitos brasileiros são exportadas no primeiro semestre de 2024
Categoria mantém relevância global, liderando o mercado em 115 países
As exportações de biscoitos brasileiros continuam a conquistar mercados ao redor do mundo, sendo responsáveis por 70% das exportações da cesta de produtos da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). A categoria alcançou 115 países no primeiro semestre de 2024, totalizando USD 71,2 milhões e 31 mil toneladas. Este desempenho coincide com a celebração do Dia do Biscoito (20/7), uma data que integra o calendário brasileiro, ressaltando a tradição do produto nacional, reconhecido e apreciado também no mercado externo.
Dentre os diferentes tipos de biscoitos, os wafers foram os mais relevantes no mercado externo no período, totalizando USD 36,8 milhões e 12,1 mil toneladas. Este segmento mostrou crescimento de 4% em valor e estabilidade em volume em comparação com 2023, e lidera as vendas no Chile, Paraguai e Uruguai.
As linhas tradicionais de biscoitos, que incluem água e sal, cream cracker, recheados, maria, rosquinhas e laminados de coco, leite e maisena, somaram USD 31,1 milhões e 17,4 mil toneladas em exportações. Os biscoitos com coberturas ou com gotas, incluindo cookies, somaram USD 3,3 milhões e 1,4 mil toneladas em exportações.
Principais destinos
De maneira geral, os principais destinos das exportações foram os Estados Unidos, Paraguai e Uruguai que, juntos, somaram 15,8 mil toneladas, representando 51% do total exportado. No Paraguai, o Brasil é o principal fornecedor de biscoitos, com quase 60% das importações do país, enquanto no Uruguai, o Brasil é vice-líder, com 50%.
A América Central, Caribe e América do Norte contribuíram significativamente para o crescimento das exportações, com aumento de 17% em valor e 9,5% em volume. Os Estados Unidos responderam por USD 13,3 milhões e 4,6 mil toneladas, representando 80% do total vendido para a região. Na América Central e Caribe, as exportações dobraram, atingindo USD 6 milhões e 3 mil toneladas, com Cuba respondendo por 50% das vendas.
Já no Mercosul, com destaque para Paraguai e Uruguai, as exportações somaram USD 39,1 milhões e 18,6 mil toneladas, representando mais da metade da região. Em Angola, o Brasil exportou USD 3,8 milhões e 2,5 mil toneladas, representando 75% das exportações de biscoitos para toda a África.
“Esses dados demonstram a importância dos biscoitos brasileiros no cenário internacional. Mesmo em um período de desafios econômicos globais, nossos produtos continuam mantendo a competitividade, sendo reconhecidos pela qualidade e capacidade de atender às demandas dos mercados internacionais. Nosso foco agora é ampliar ainda mais nossa presença no exterior, fortalecendo parcerias e explorando novas oportunidades de crescimento,” afirma Rodrigo Iglesias, diretor de exportação da Abimapi.