Bolsa fecha pelo segundo pregão consecutivo em alta

Bolsa fecha pelo segundo pregão consecutivo em alta

Dólar comercial volta a cair e é cotado a R$ 5,62

Enquanto o Ibovespa fechou nesta quarta-feira (07) pelo segundo pregão seguido no azul, o dólar comercial apresentou a segunda queda consecutiva. O Ibovespa encerrou o dia com valorização de 0,99%, somando 127.513,88 pontos. Já o dólar foi negociado ao final do dia a R$ 5,62, redução de 0,55% em relação a terça-feira (06).

Dois  dias após aos resultados caóticos verificados nos mercados globais, tudo parece estar se acomodando. Os juros futuros ficaram próximos da estabilidade.

O vice-presidente do Banco do Japão (BoJ), Shinichi Uchida, disse que o banco central do país não elevará os juros enquanto os mercados estiverem instáveis, minimizando a chance de um aumento de curto prazo nas taxas de empréstimos. “Como estamos observando uma forte volatilidade nos mercados financeiros nacionais e internacionais, é necessário manter os níveis monetários atuais por enquanto”, disse Uchida. Os comentários vieram na esteira dos sinais na semana passada de que poderia haver mais aumento nos juros, o que alguns operadores apontaram como causa de uma enorme reversão das operações de “carry trade” com o iene.

Por sua vez,  executivos de grupos empresariais brasileiros indicaram que o avanço recente do dólar ante o real tem sido positivo para seus negócios.  O CFO da Embraer, Antonio Carlos Garcia, afirmou que a companhia não está assustada com o câmbio no curto prazo. Ao contrário, o dólar mais alto favorece a fabricante de aeronaves, que têm boa parte dos clientes no exterior.

A vice-presidente e analista sênior da Moody’s, Samar Maziad, afirmou que o crescimento do PIB não será suficiente para o Brasil promover a consolidação fiscal, defendendo ações do governo também do lado das despesas.

Já a especialista em mercado de capitais e sócia da Matriz Capital, Jaqueline Kist, destaca que “do ponto de vista macro, a bolsa passa a ter mais atratividade pelas relações de preço e lucro”. Ela vê os preços ainda muito comprimidos, especialmente pela saída massiva do capital estrangeiro no ano, enquanto os resultados dos balanços continuam apresentando fundamentos sólidos, o que explica a ‘virada de mão’ do investidor estrangeiro nessas últimas semanas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *