União no setor traz economia e aprendizado para incorporadoras

União no setor traz economia e aprendizado para incorporadoras

Comunidade liderada pela  fintech Versi promove troca de experiências entre empresas de todas as regiões do país

O mercado da construção civil no Brasil é extremamente competitivo e incorporadoras que atuam em todas as regiões do país encontram desafios financeiros, de gestão, tecnológicos, de engenharia, entre tantos outros que fazem parte do dia a dia de um segmento que representa cerca de 6% do PIB do Brasil, segundo dados do IBGE. Nesse cenário, manter-se atualizado das tendências é um ponto estratégico que, muitas vezes, surge com transparência e menos segredos entre as empresas.

Esse senso de comunidade dentro do setor tem sido incentivado por ações que estimulam a abertura de portas dentro de incorporadoras, com o objetivo de trocar experiências e encontrar soluções em conjunto para dificuldades práticas que podem resultar até mesmo em economia nos projetos.

Por meio do Versi Club, a Versi, real estate fintech que atua com funding e um ecossistema de soluções para incorporadoras de médio e pequeno porte de todo o Brasil, tem reduzido distâncias dentro do mercado e alcançado resultados em conjunto.

O programa da Versi envolve uma série de ações que estimulam o desenvolvimento da união entre empresas que atuam no mesmo segmento e que podem encontrar formas de crescimento coletivo. Um bom exemplo é o “Juntos”, evento anual realizado pela Versi, sempre na sede de uma incorporadora parceira e dividido em dois dias: no primeiro, um momento de portas abertas para a visita e troca de experiências, e no segundo uma série de painéis sobre dificuldades do setor, desde financeiras e jurídicas até questões práticas de engenharia, além de debates sobre cases de sucesso e novas visões.

“Nós acreditamos que juntos o setor pode crescer ainda mais, com resultados positivos para todos e ajudando no desafio contra o déficit habitacional do Brasil. Muitas vezes, mesmo atuando em regiões diferentes do país, incorporadoras possuem dores semelhantes, dilemas que podem ser tratados de forma conjunta. Uma incorporadora do Nordeste pode já ter enfrentado e solucionado um problema que, hoje, uma do Sul está conhecendo. E no “Juntos” a gente consegue abrir essas soluções estratégicas entre os nossos parceiros”, destaca o CEO da Versi, Ebran Theilacker.

Diretor geral da incorporadora Moratti, Eduardo Morais Fraletti conta que não é simples o trabalho de criar e manter um espírito de união em um setor tão competitivo, mas que a abertura das empresas – até mesmo com informações estratégicas – tem sido vista como algo positivo para todos os envolvidos. Parceira da Versi, a incorporadora também já conseguiu um outro resultado a partir das ações em conjunto: economizar

Dentro do programa da fintech, o Versi Club Savings estimula compras baseadas no ganho de escala de equipamentos para diferentes obras de diferentes empresas pelo país. Considerando a demanda somada das incorporadoras, os envolvidos conseguem negociações mais vantajosas:

“Já tivemos com a iniciativa um caso de compra de instalações hidráulicas com valor cerca de 10% abaixo do melhor preço que tínhamos”, afirma Fraletti.

Negociações semelhantes já foram organizadas pelo clube de parceiros da Versi, envolvendo compras de itens como elevadores. Há ainda o ecossistema de soluções para as incorporadoras, com serviços de seguros, marketing, planejamento, entre outros, oferecidos dentro do Versi 360. Somente em 2023, mais de 50% das incorporadoras parceiras da Versi aderiram a algum novo serviço ou tecnologia por meio dessas conexões. Para o sócio-diretor da RDR, Daniel Gontijo França, são aproximações que trazem bons frutos às incorporadoras. Ele cita o exemplo de uma troca de experiências que teve, por meio da Versi, com outra empresa que estava trocando o software de gestão interna. Graças à transparência nos contatos, fizeram encontros e aproveitaram uma boa experiência do mercado.

“Realmente é um movimento que instiga e promove um espírito de abertura muito grande entre as companhias. Faz muito sentido, pois podemos ver os resultados e indicadores positivos”, completa França.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *