70% dos profissionais de Administração relatam melhoria significativa nas oportunidades de emprego após formação

Área administrativa é o coração de uma empresa
A área administrativa é responsável por coordenar e estruturar todos os aspectos operacionais, como recursos humanos, finanças e logística, sendo considerada o coração de uma empresa. Além disso, essa área toma decisões estratégicas, controla o orçamento e o fluxo de caixa, gerencia a comunicação e as relações com clientes e fornecedores, e garante o cumprimento de metas.
A Administração continua crescendo e oferecendo muitas oportunidades no Brasil. Segundo um estudo da CNC (Confederação Nacional do Comércio), cerca de 70% dos profissionais que concluíram cursos de formação na área de administração relataram uma melhoria significativa em suas oportunidades de emprego e no crescimento salarial.
Thiago Busignani, gestor Administrativo e de Operações do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), explica que o profissional da área administrativa é essencial para garantir que a empresa funcione de maneira eficiente e coordenada. “A administração envolve a organização de recursos e a implementação de processos para assegurar operações fluídas. Sem uma gestão eficaz, a empresa pode enfrentar problemas como desalinhamento entre equipes e desperdício de recursos, comprometendo seu desempenho geral. Esse profissional cuida do planejamento e da supervisão das atividades da empresa, garantindo que a organização siga na direção correta para alcançar seus objetivos.”
O perfil desse profissional exige a capacidade de formular estratégias de longo prazo e alinhar os objetivos da organização com suas operações diárias, além de flexibilidade para se ajustar a mudanças e novos desafios, mantendo a eficácia em um ambiente dinâmico.
Iniciar uma carreira com um curso de Assistente Administrativo & Financeiro é uma ótima escolha, pois essa área oferece diversas oportunidades e caminhos para crescimento. Dependendo do local de trabalho, as funções podem variar, mas entre as principais atividades estão: emissão de relatórios financeiros, organização de documentos, requisição de materiais, controle de estoque, cobrança e conciliação bancária, cálculo da folha de pagamento, emissão de notas fiscais, entre outras. De acordo com o Glassdoor, o Brasil possui atualmente 5.547 vagas abertas para Assistente Administrativo Financeiro.
Neste contexto, Thiago Busignani cita 3 motivos que comprovam que a área administrativa é o coração de uma empresa:
1 – Coordenação: a área administrativa é responsável por coordenar e organizar todos os processos internos da empresa, incluindo gerenciamento de documentos, controle de recursos, logística e planejamento estratégico;
2 – Gestão financeira e contábil: cuida da gestão financeira, abrangendo orçamento, contabilidade e fluxo de caixa. Assegura alocação correta de recursos, controle de despesas e precisão nos relatórios financeiros;
3 – Suporte às outras áreas: fornece suporte essencial a áreas como marketing, vendas e operações, gerenciando questões administrativas, recursos humanos e conformidade legal, o que permite que outras áreas se concentrem em suas funções principais.
Crédito da foto: Unsplash