Clínicas e hospitais podem transformar desafios operacionais em oportunidades

Clínicas e hospitais podem transformar desafios operacionais em oportunidades

Abordagem integrada e personalizada pode otimizar processos, melhorar a gestão financeira e aumentar a qualidade do atendimento

O setor de saúde no Brasil enfrenta desafios constantes, com custos operacionais em alta, acima da inflação, e uma pressão cada vez maior por uma gestão de recursos mais eficiente, sendo a sustentabilidade financeira uma das maiores preocupações tanto para o setor público quanto privado. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), apenas no primeiro semestre de 2023, os prejuízos no setor chegaram a R$ 4,3 bilhões.

Nesse contexto, os sistemas de saúde têm buscado alternativas para enfrentar esses desafios, melhorar a eficiência operacional e manter a qualidade no atendimento. A incorporação de novas tecnologias e soluções estratégicas são essenciais para otimizar os processos, reduzir custos e garantir a sustentabilidade do negócio.

Segundo Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, empresa que há 32 anos oferece estratégias de gestão e marketing para profissionais na área da saúde, uma abordagem integrada do negócio pode identificar gargalos operacionais e otimizar processos, transformando desafios em oportunidades de crescimento. “A personalização das soluções, baseadas nas particularidades de cada instituição, é essencial para melhorar não apenas a gestão financeira, mas também a qualidade do atendimento”, explica.

Solucionando dificuldades operacionais

Éber Feltrim.

Entre os principais desafios enfrentados pelas instituições de saúde estão a alta sinistralidade e os altos custos operacionais, que muitas vezes minam a rentabilidade dos negócios. Para enfrentar esses desafios, clínicas e hospitais precisam de soluções que vão além do básico, tornando a gestão mais prática e eficiente. “Uma assessoria especializada pode, nesse sentido, proporcionar uma visão completa da operação e ajudar a identificar onde estão os maiores gargalos e áreas que necessitam de melhoria”, sugere Feltrim.

Um dos primeiros passos para a melhoria de qualquer operação é realizar um diagnóstico profundo das operações da instituição. De acordo com Feltrim, o objetivo da consultoria é ajudá-las a funcionarem de forma mais eficiente para focarem no que realmente importa: o atendimento ao paciente. “Essa análise atua diretamente na revisão dos processos internos, propondo melhorias que incluem desde a gestão de pessoal até a aplicação de novas tecnologias que podem otimizar o tempo de atendimento e a qualidade dos serviços prestados”, ressalta.

Soluções práticas e inteligentes 

Ao abordar diversas frentes do negócio de maneira integrada, os planos de melhoria focam em reduzir gastos, algo essencial em um cenário de alta competitividade e custos elevados do setor, sem comprometer a qualidade do atendimento. “Muitas vezes, pequenas melhorias nos processos internos e na administração de uma clínica ou hospital já resultam em grandes impactos na performance das equipes”, destaca o especialista.

Além disso, uma assessoria completa pode implementar ferramentas de análise financeira que ajudam a prever cenários e se preparar para variações de mercado, como aumentos inesperados nos custos de insumos e serviços. Com o aumento da digitalização no setor de saúde, tecnologias avançadas de gestão e telemedicina têm ajudado a reduzir desperdícios e a melhorar a precisão nos diagnósticos. “As soluções digitais permitem que as instituições centralizem suas operações, facilitando a comunicação entre as equipes, reduzindo falhas humanas e melhorando o acompanhamento do paciente”, explica Feltrim.

Para o especialista, um projeto de consultoria não se trata apenas de cortar custos, mas de criar um futuro mais sustentável e eficiente para o setor de saúde. “A chave é identificar onde estão os gargalos e trabalhar com soluções práticas e éticas para saná-los”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *