Setor de pizzaria cresce 8,70% no Paraná

Setor de pizzaria cresce 8,70% no Paraná

Associação Pizzarias Unidas do Brasil revela que o estado paranaense possui 2.661 unidades ativas e concentra 7,80% das pizzarias brasileiras

Posicionado em quarto lugar no ranking de estados que mais produz pizzas no Brasil, o estado do Paraná apresentou um crescimento de 8,70% no setor de pizzarias no último ano. Segundo os dados divulgados pelo levantamento do segmento, produzido pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que há 21 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre esse mercado, o Paraná conta com 2.661 pizzarias em funcionamento, o que representa 7,80% das operações em todo o país. Ao comparar a presença dos estabelecimentos nas capitais, a cidade de Curitiba encontra-se em quarto lugar, com 679 unidades localizadas no município, que são responsáveis pela produção de 29.421 pizzas por dia.

Apesar dos índices positivos sobre o segmento, o estudo Mercado de Pizzarias 2023, que analisa a situação ativa e inativa dos comércios das pizzarias ao longo do último ano, sofreu uma alteração na apuração pela falta de um CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) específico para pizzarias dentro das atividades previstas para o Microempreendedor Individual (MEI), conforme o Ato Declaratório Executivo Cocad nº 2, divulgado em 13 de novembro de 2023. Com isso, o estudo não contempla MEIs.

Mesmo assim, o Paraná contabilizou a abertura de 213 novos estabelecimentos, o que mostra a força do segmento em todo o Brasil, que registrou um crescimento de 11,55% em todo o país, com um total de 3.500 novas unidades. Em relação à distribuição geográfica dos estabelecimentos mapeados no estudo, a região Sul é a responsável por manter 20% da operação nacional, com a liderança do estado paranaense, com 39,3%, seguido por Santa Catarina, com 33,8% e do Rio Grande do Sul, com 26,9%.

Para Leandro Goulart, presidente da Apubra, o segmento de pizzarias no estado paranaense segue um crescimento linear das operações, com constância e estabilidade dos empresários do ramo. “Comparado ao ano de 2022, o Paraná apresentou um crescimento gradual, que reforça o trabalho realizado no setor para aprimorar e explorar as potencialidades locais dentro do cenário gastronômico das pizzarias. Assim, posicionamos o mercado como um espaço aberto para receber novos empreendedores e, desse modo, apresentar uma ampla variedade de produtos para os consumidores”, compartilha.

Segundo Goulart, a ascensão do segmento é consequência do preparo dos novos empresários do setor, que buscam alternativas para captarem mais conhecimento e assim, aplicar no mercado para a geração de resultados. Por isso, o presidente da Apubra reforça o papel da associação em direcionar os empreendedores e novos investidores a investirem em desenvolvimento operacional, com treinamentos, capacitações, além de conhecer o cenário no qual está atuando, com o contato direto com quem já faz parte do setor. “Na Apubra, buscamos oferecer as ferramentas necessárias para que os empreendedores encontrem os caminhos que façam prosperar o negócio, além de conectá-los com diversos profissionais, que dividem o ofício de trabalhar para o setor de pizzarias diariamente”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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