Setor de pizzaria cresce 8,70% no Paraná
Associação Pizzarias Unidas do Brasil revela que o estado paranaense possui 2.661 unidades ativas e concentra 7,80% das pizzarias brasileiras
Posicionado em quarto lugar no ranking de estados que mais produz pizzas no Brasil, o estado do Paraná apresentou um crescimento de 8,70% no setor de pizzarias no último ano. Segundo os dados divulgados pelo levantamento do segmento, produzido pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), que há 21 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre esse mercado, o Paraná conta com 2.661 pizzarias em funcionamento, o que representa 7,80% das operações em todo o país. Ao comparar a presença dos estabelecimentos nas capitais, a cidade de Curitiba encontra-se em quarto lugar, com 679 unidades localizadas no município, que são responsáveis pela produção de 29.421 pizzas por dia.
Apesar dos índices positivos sobre o segmento, o estudo Mercado de Pizzarias 2023, que analisa a situação ativa e inativa dos comércios das pizzarias ao longo do último ano, sofreu uma alteração na apuração pela falta de um CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) específico para pizzarias dentro das atividades previstas para o Microempreendedor Individual (MEI), conforme o Ato Declaratório Executivo Cocad nº 2, divulgado em 13 de novembro de 2023. Com isso, o estudo não contempla MEIs.
Mesmo assim, o Paraná contabilizou a abertura de 213 novos estabelecimentos, o que mostra a força do segmento em todo o Brasil, que registrou um crescimento de 11,55% em todo o país, com um total de 3.500 novas unidades. Em relação à distribuição geográfica dos estabelecimentos mapeados no estudo, a região Sul é a responsável por manter 20% da operação nacional, com a liderança do estado paranaense, com 39,3%, seguido por Santa Catarina, com 33,8% e do Rio Grande do Sul, com 26,9%.
Para Leandro Goulart, presidente da Apubra, o segmento de pizzarias no estado paranaense segue um crescimento linear das operações, com constância e estabilidade dos empresários do ramo. “Comparado ao ano de 2022, o Paraná apresentou um crescimento gradual, que reforça o trabalho realizado no setor para aprimorar e explorar as potencialidades locais dentro do cenário gastronômico das pizzarias. Assim, posicionamos o mercado como um espaço aberto para receber novos empreendedores e, desse modo, apresentar uma ampla variedade de produtos para os consumidores”, compartilha.
Segundo Goulart, a ascensão do segmento é consequência do preparo dos novos empresários do setor, que buscam alternativas para captarem mais conhecimento e assim, aplicar no mercado para a geração de resultados. Por isso, o presidente da Apubra reforça o papel da associação em direcionar os empreendedores e novos investidores a investirem em desenvolvimento operacional, com treinamentos, capacitações, além de conhecer o cenário no qual está atuando, com o contato direto com quem já faz parte do setor. “Na Apubra, buscamos oferecer as ferramentas necessárias para que os empreendedores encontrem os caminhos que façam prosperar o negócio, além de conectá-los com diversos profissionais, que dividem o ofício de trabalhar para o setor de pizzarias diariamente”, finaliza.