Cresce o seguro de bicicletas no Brasil

Cresce o seguro de bicicletas no Brasil

Mais de 100 mil bikes estão protegidas por seguros

Os seguros de bicicleta estão em alta no país. Atualmente, já são mais de 100 mil bikes protegidas, segundo estimativas da Federação Nacional de Seguradoras Gerais (FenSeg). E o espaço para crescer é muito grande. O Brasil possui uma frota de aproximadamente 70 milhões de veículos do tipo em circulação – uma média de uma bicicleta para cada três pessoas, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

CEO da empresa líder de mercado, o Clube Santuu, Rodrigo Del Claro explica que grande parte dos seguros ainda está concentrada nas maiores cidades. Isso ocorre pela popularização da bicicleta como um meio de transporte.

“Nos últimos anos, cada vez mais pessoas têm optado por fazer os seus deslocamentos diários de bicicleta. Os motivos são vários: fugir do trânsito, fazer algum tipo de exercício físico ou mesmo economizar. As bikes elétricas também estão em franca expansão e os seguros para elas já representam mais de 10% do mercado”, diz Del Claro.

Confira abaixo as cinco cidades com maior número de bicicletas seguradas, segundo levantamento realizado pelo Clube Santuu:

5ª – Brasília

A capital federal possui a segunda maior malha cicloviária do país, com 687 quilômetros de extensão. Por ser uma metrópole plana, Brasília é ideal para pedaladas. Em relação aos seguros para bikes, a cidade responde por 4,4% do total contabilizado pelo Clube Santuu.

4ª – Fortaleza

Considerada uma das referências em mobilidade do país, a capital cearense também se destaca por possuir a maior extensão de ciclovias de todo o Nordeste: são 428 quilômetros. E a meta da prefeitura é ultrapassar os 500 quilômetros nos próximos anos. O investimento tem gerado um efeito positivo na população, que está pedalando mais. Atualmente, Fortaleza tem 4,5% das bicicletas seguradas no país.

3ª – Santos

A maior cidade litorânea do estado de São Paulo tem 4,7% das bicicletas seguradas pelo Clube Santuu. Totalmente plana, Santos também está investindo na expansão da sua malha cicloviária, que atualmente tem 57 quilômetros de faixas exclusivas para os ciclistas. A meta da Prefeitura é ultrapassar os 100 quilômetros nos próximos anos.

2ª – Rio de Janeiro

As viagens de bicicleta são cada vez mais populares na Cidade Maravilhosa. A capital fluminense responde, atualmente, por 11,5% do total de bicicletas protegidas no país. No ano passado, a Prefeitura carioca anunciou o plano para alcançar mil quilômetros de ciclovias até 2033. O número representa um aumento de 150% em relação aos atuais 400 quilômetros já existentes.

1ª – São Paulo

Cidade mais populosa do Brasil, São Paulo também possui a maior malha cicloviária, com 731 quilômetros de extensão. Assim como no Rio de Janeiro, o plano é ultrapassar os mil quilômetros nos próximos anos. Esse contexto tem feito os paulistanos pedalarem cada vez mais. E também proteger as suas bikes. A capital paulista responde por incríveis 27% do total nacional.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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