Empresas não têm dado o devido valor e atenção que os clientes merecem

Empresas não têm dado o devido valor e atenção que os clientes merecem

Neste domingo, é comemorado o Dia do Cliente

Neste domingo, 15 de setembro, comemora-se o Dia do Cliente. A data é de comemoração, mas também de reflexões, seja por parte dos donos de negócios ou dos clientes em geral, principalmente quando o assunto é o relacionamento baseado na ética.

Eu conversei com o Mestre em Administração, consultor, professor e autor de vários livros, Nino Carvalho, e ele chama a atenção que hoje o relacionamento ético é mais usado no discurso do que na prática. Na sua opinião, o Dia do Cliente se tornou um momento comercial, quando a maioria dos estabelecimentos comerciais pensa apenas em vender e deixa de lado o verdadeiro papel do cliente. Afinal de contas, sem clientes não há vendas e sem vendas não há faturamento e muito menos lucro, que é o objetivo principal de qualquer negócio.

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Nino Carvalho.

Por exemplo, que neste Dia do Cliente, Nino Carvalho recomenda que as pessoas quando forem comprar um produto que está em promoção, que antes façam uma pesquisa de preço, pois se tornou uma prática comum no comércio aproveitar as datas festivas para anunciar promoções, quando na verdade os preços não sofreram qualquer alteração.

Outra reflexão que deve ser feita pelos clientes é o  desrespeito que estão sofrendo, quando várias empresas têm utilizado seus dados, sem autorização, ou usando o fake marketing para seduzi-los. Nino Carvalho me disse que o respeito ao cliente está deixando a desejar, uma vez que grande parte das empresas está empenhada em reduzir os seus custos e fazendo muito pouco pelos seus clientes. Exemplos comuns dessas atitudes citadas pelo consultor são a reduflação, que é quando a empresa reduz a quantidade do produto para manter o preço, ou traveste o produto com embalagens que enganam o consumidor ou ainda, no caso específico dos eletrodomésticos, que são fabricados para parar de funcionar logo após o término da garantia.

Então, que neste Dia do Cliente, as pessoas passem a analisar melhor de que empresas estão comprando, e que as empresas deem maior atenção ao consumidor e pensem no verdadeiro papel do seu cliente.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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