Escolha do cartão de crédito tem foco no limite, mas depende da experiência do cliente

Escolha do cartão de crédito tem foco no limite, mas depende da experiência do cliente

Apesar do volume de crédito oferecido ser essencial, consumidores algumas vezes dão preferência aos provedores com melhor NPS

A nova pesquisa da consultoria estratégica Bain & Company identificou os fatores essenciais que influenciam os clientes na escolha de seu principal cartão de crédito. O levantamento, realizado por meio da ferramenta NPS Prism, revelou que o limite de crédito é a variável mais determinante: 70% dos clientes declaram como principal o cartão que oferece o maior limite.

Enquanto a disponibilidade de crédito é frequentemente citada como o motivo principal para a contratação de um cartão de crédito, o baixo limite é a razão preponderante de cancelamento, especialmente entre clientes de baixa e média renda.

Contudo, a experiência do cliente também desempenha um papel significativo na escolha do cartão mais utilizado. Entre os 30% que não escolhem o cartão com maior limite, dois terços preferem aquele que oferece uma melhor experiência, mensurada por meio do NPSⓇ (Net Promoter Score), métrica aplicada para medir a lealdade e satisfação dos clientes em relação a uma empresa, produto ou serviço.

Os provedores de cartão que apresentam maior NPSⓇ conseguem atrair a principalidade dos clientes mesmo oferecendo limites 32% inferiores aos dos concorrentes que contam com pior avaliação. Nesses casos, ao proporcionar uma ótima experiência aos consumidores, esses provedores sofrem uma menor pressão por limites agressivos de crédito.

Como os limites de crédito tendem a aumentar com o tempo de relacionamento com o cliente, Silvio Marote, sócio da Bain e membro da prática de Financial Services, ressalta:   “Para que um concorrente consiga que seu cartão se torne o principal, deve considerar não apenas o limite de crédito oferecido, mas também a qualidade da experiência proporcionada ao cliente. Entender suas demandas e oferecer um atendimento exemplar são diferenciais que acabam pesando na escolha dos consumidores”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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