Estudo indica melhor investimento para a Black Friday 2024

Estudo indica melhor investimento para a Black Friday 2024

Pesquisa considera produtos de maior e menor valor agregado e aponta otimização do orçamento distribuído entre áreas

O Ibevar-FIA Business School realizou um estudo fundamentado em sua base de dados com informações acumuladas desde 2016 para indicar às empresas varejistas a melhor forma de alocar o orçamento para a Black Friday, com o objetivo de maximizar os benefícios associados às ações.

Considerando produtos de maior valor agregado, a melhor distribuição para otimizar as ações de venda seria: 35% em marketing, 30% para ofertas, 20% para a criação de uma boa experiência de compra por parte dos clientes e 15% sendo destinado à logística. Para os itens de menor valor agregado, o estudo indica uma divisão de 55% para marketing, 35% em ofertas e 10% para a logística.

A Black Friday se consolidou como um dos principais eventos de varejo no Brasil e desde 2016, observa-se um aumento notável principalmente na procura por produtos tecnológicos e eletrodomésticos, refletindo não apenas um maior acesso à internet e aos dispositivos móveis, mas também uma mudança no estilo de vida e nas necessidades do consumidor moderno.

Hoje, a data é o segundo mais importante momento no calendário do varejo, precedida apenas pelo Natal. Então, as empresas comerciais precisam se preparar adequadamente para o atendimento da demanda, que, em geral, fica 25% acima da tendência média anual de vendas.

Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, explica que “a avaliação quantitativa considerou possíveis impactos para um esforço global de investimentos, (tempo, dinheiro, etc.), de acordo com as condições de cada empresa, igual a 100%, e como esse percentual deveria ser distribuído entre as alternativas promocionais de modo a maximizar os benefícios da ação”.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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