Indisponibilidade de produtos atinge menor índice no ano

Indisponibilidade de produtos atinge menor índice no ano

Redução da ruptura indica que varejo e indústria começam a se preparar para as compras de final do ano

Após manter estabilidade nos últimos quatro meses, o Índice de Ruptura, indicador que mede a ausência de produtos nas gôndolas dos supermercados brasileiros divulgado pela Neogrid, registrou uma taxa de 12,2% no mês de agosto. O número aponta uma redução de 1,2% em relação ao indicador de julho, o que torna essa ruptura geral a menor registrada nos últimos 13 meses.

“Conforme nos aproximamos do final do ano, observamos um movimento de queda na ruptura e aumento nas vendas. Isso é um reflexo do estoque dos varejistas começando a ser reforçados pela indústria. Essa movimentação já antecipa os períodos de grandes compras e datas comemorativas, como a Black Friday e o Natal”, analisa Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid.

De acordo com Índice de Ruptura da Neogrid, arroz, café, feijão e ovos foram as categorias com a maior variação de ruptura de produtos nas prateleiras de todo o Brasil em agosto.

Em todos os itens analisados, as maiores variações de ruptura foram:

  • Ovos: de 16,6% para 20,1%;
  • Café: de 11,4% para 11,5%;
  • Feijão: de 8,8% para 9,7%;
  • Arroz: de 8,8% para 9,5%;

Café

O café registrou estabilidade no indicador de ruptura de agosto ante julho, saindo de 11,4% (julho) para 11,5% (agosto).

Em relação às variações de preço, o café continua sofrendo com elevações. Em agosto, houve aumento de 2,2% em relação a julho. Nos últimos 13 meses, o item acumulou alta de 12,8%. Desde janeiro até agosto de 2024, o preço do produto para o consumidor subiu 18%.

Ovos

Os ovos registraram a maior ruptura no mês de agosto em relação a julho, saindo de 16,6% (julho) para 20,10% (agosto). Já o preço teve queda de 4,3% depois de se mostrar estável nos últimos dois meses. De agosto de 2023 até agora, o preço dos ovos para os brasileiros diminuiu 12,1%.

Feijão

O feijão apresentou um aumento de 0,9% na indisponibilidade, mantendo a estabilidade observada nos últimos meses. Quanto ao preço, o produto teve redução de 3,2% na comparação com julho de 2024, embora tenha registrado incremento de 3,5% ao longo dos últimos 13 meses.

Arroz

Após ganhar destaque em julho devido à redução da sua indisponibilidade, o arroz teve pequena alta de 0,7% em agosto. Em relação ao preço do produto, o arroz branco viu uma queda de 2% sobre o mês anterior, embora tenha acumulado um aumento de 31,6% nos últimos 13 meses.

 

 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *