Grupo Boticário, Produtora e Instituto KondZilla se unem para lançar nova edição do Empreendedoras da Beleza

Grupo Boticário, Produtora e Instituto KondZilla se unem para lançar nova edição do Empreendedoras da Beleza

Mulheres formadas pelo programa convidam mulheres a se tornarem protagonistas das próprias histórias

O Empreendedoras da Beleza é um programa do Grupo Boticário que oferece capacitação profissional gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social que buscam sua autonomia financeira por meio de novas oportunidades no mercado da beleza. A companhia convidou o Instituto KondZilla, organização sem fins lucrativos que realiza ações de impacto social nas favelas, para juntos transformar vidas por meio da beleza e, assim, colaborarem com o empoderamento feminino. Agora, em seu 7° ciclo, serão disponibilizadas 100 mil vagas, com inscrições abertas até 30 de novembro, pelo site empreendedorasdabelezagb.com.br.

A parceria foi pensada para gerar identificação e proximidade com seu público-alvo: mulheres (cis e trans) em situação de vulnerabilidade social. O novo ciclo do projeto traz a criação de um beat musical e a produção de um filme conceito, que explora o tema do poder feminino e as oportunidades que surgem com sua atuação no setor de beleza. O set de filmagem se transformou em um ambiente de prática e desenvolvimento profissional, envolvendo jovens aprendizes das periferias da Zona Leste de São Paulo e da Baixada Santista, capacitados em produções audiovisuais pelo Instituto KondZilla, além de contar com ex-alunas do Empreendedoras da Beleza que demonstraram as habilidades adquiridas nos cursos de maquiagem e penteado. O filme estará disponível nas redes sociais do Grupo Boticário e da KondZilla.

Luis Meyer, Diretor de ESG do Grupo Boticário, ressalta que a principal meta do programa é ampliar  o impacto positivo na sociedade, e a parceria com o Instituto KondZilla reforça esse objetivo, com o propósito de transformar realidades a partir da capacitação profissional. “O programa Empreendedoras da Beleza nos dá muito orgulho, pois é uma das alavancas de atuação do Grupo Boticário para o desenvolvimento social. Ele contribui para a redução da desigualdade social através do empreendedorismo e da capacitação profissional, alinhado com os nossos Compromisso para 2030.” enfatiza Meyer.

“A parceria entre Instituto KondZilla e o Grupo Boticário nasce a partir de objetivos comuns de impacto social com foco em economia criativa, empreendedorismo e inclusão produtiva. Em 2024 lançamos o CRIA, um curso com linguagem KondZilla  oferecido a milhares de mulheres empreendedoras da beleza, com foco em planejamento pessoal e profissional, no uso de tecnologias, nas competências de criação e no aprimoramento da presença digital dessas mulheres que estão no corre”, explica João Vitor Caires, Diretor Executivo do Instituto KondZilla.

Novo ciclo e novas oportunidades

O 7° ciclo do programa seguirá com ênfase na trilha CRIA, idealizada pelo time de ESG do Grupo Boticário em parceria com o Instituto Kondzilla, com materiais e capacitação que permitem o desenvolvimento completo da identidade de marca, para fomentar a equidade e abrir caminhos para que mulheres assumam a liderança no empreendedorismo por meio da criação de conteúdo.

Para Kárita Santos, ex-aluna formada pelo Empreendedoras da Beleza, a oportunidade de formação e capacitação profissional mudou completamente sua vida, proporcionando liberdade financeira. “Hoje atuo como maquiadora e cabeleireira graças ao Empreendedoras da Beleza. O projeto me permitiu expandir meus conhecimentos e não vou parar por aqui. Pretendo investir e ampliar o meu negócio. Neste novo ciclo do programa, vou me especializar em penteados.”

É possível mensurar o quanto o programa promove o impacto positivo na sociedade. Prova disso é que, segundo a pesquisa realizada em 2023 pelo DataCenso, 57% declararam que tiveram melhoria de renda a partir da aplicação dos conhecimentos dos cursos. Além disso, mais de 50% das mulheres participantes são negras (pretas e pardas).Com mais de 55 mil mulheres formadas em todo o Brasil, o programa continuará a oferecer os tradicionais cursos de beleza e empreendedorismo. Assim como na edição anterior, as participantes terão a possibilidade de optar por mais de uma formação. Além da trilha CRIA (Criação de conteúdo digital), o projeto inclui cursos como Desenvolvimento Pessoal, Empreendedorismo, Resgate Seu Orgulho (empoderamento feminino), Maquiagem e Pele, Vendas, Unhas, Alongamento de Unhas, Maquiagem Avançada e Penteados.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *