Paranaenses se preparam para o Dia das Crianças com alta nas compras de brinquedos

Paranaenses se preparam para o Dia das Crianças com alta nas compras de brinquedos

Brinquedos seguem como o presente favorito, e os consumidores estão mais exigentes quanto à qualidade

O Dia das Crianças promete movimentar o comércio no Paraná, com consumidores atentos à qualidade e preço dos produtos. É o que mostra a sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e do Sebrae/PR, segundo a qual 65,2% dos paranaenses já estão se preparando para comemorar com presentes. No entanto, esse número representa uma leve queda em relação ao ano passado, quando 66,9% tinham planos de comprar algo especial para os pequenos. Em média, cada comprador deve presentear de duas a três crianças.

Quem vai presentear

Os pais continuam sendo os maiores responsáveis pelos presentes, representando 54,5% dos compradores, seguidos por tios, avós e demais familiares (52,5%). Padrinhos e madrinhas não ficam de fora, com 8,3% de participação. Já 5,4% das pessoas que vão comprar presentes não têm parentesco direto com as crianças.

Por outro lado, 33,7% dos entrevistados afirmaram que não vão presentear neste Dia das Crianças. O principal motivo? Simplesmente não têm crianças para presentear (58,9%). Questões financeiras também pesam: 24% apontaram dificuldades econômicas, um aumento em relação aos 14,8% do ano passado.

Valor do presente

Este ano, o tíquete médio dos presentes subiu 6,6% e deve ser de R$ 154,38. A maior parte das compras (32,1%) será de presentes com valor de até R$ 100,00.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, enfatiza que o Dia das Crianças é considerado a terceira data comemorativa mais importante para o varejo, em volume de vendas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “É positivo observarmos que o valor médio dos presentes aumentou em 6,6% neste ano, mostrando que, mesmo em tempos de desafios econômicos, os paranaenses estão dispostos a investir mais nas comemorações do Dia das Crianças. Esse aumento reflete também a valorização da qualidade dos produtos, especialmente dos brinquedos, uma vez que esses itens receberam mais de 75% das intenções de compra”, reitera.

Tipos de presentes

Criança gosta mesmo é de ganhar brinquedo, que continuam sendo os prediletos. A preferência por eles aumentou, passando de 69,6% no ano passado para 75,2% este ano. Roupas e calçados – sempre úteis na visão dos pais –, seguem em alta, com 29,8% dos entrevistados optando por eles. Jogos educativos estão ganhando espaço, subindo de 5,3% para 7,4%. Os eletrônicos também estão em alta, especialmente entre as crianças mais velhas, saltando de 2,4% para 5%.

A maioria dos adultos (69%) decidirá sozinha o que comprar, mas 21,9% consultam as crianças, e 8,7% preferem fazer uma compra conjunta.

Ainda, a pesquisa indica que qualidade do produto, preço e atendimento são os principais influenciadores na compra. Aliado a isso a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que estratégias preparadas para atender o público, seja no presencial ou no digital, podem atrair o cliente de forma mais assertiva.

“É importante que os empreendedores pensem em estratégias para os canais de venda em que estão presentes e identifiquem oportunidades. Uma tendência do momento no mercado infantil é a personalização. Pensar em produtos que coloquem a criança numa posição de protagonismo, carrega um encantamento único. Um presente interativo, por exemplo, pode gerar um momento de aproximação com todos os familiares e criar uma conexão com a marca”, comenta.

Período e local da compra

O paranaense gosta de decidir na última hora: 62% vão deixar para comprar na semana que antecede o Dia das Crianças e 9,5% vão comprar no próprio dia. Outros 20,2% preferem se antecipar, comprando entre 8 e 15 dias antes.

O comércio de rua segue sendo o preferido, com 41,3% das menções entre os consumidores. As lojas de bairro, em particular, estão ganhando força, com 28,5% de preferência. E as lojas do centro da cidade devem receber 12,8% do movimento. Compras online também continuam em alta, representando 33,9%, enquanto 32,2% dos consumidores devem ir aos shoppings.

Forma de pagamento

Quando o assunto é pagamento, a maioria dos paranaenses vai optar por pagar à vista. As compras pagas no Pix (31%), cartão de débito (28,9%) e dinheiro (14,5%) devem somar 74,4%. O uso do Pix aponta tendência de crescimento, passando de 23% no ano passado para 31% este ano, assim como o cartão de débito, sinalizado como opção de pagamento por 28,9% dos consumidores. Por outro lado, o uso de dinheiro em espécie continua caindo, ao passar de 19,8% no ano passado para 14,5%.

Consumidor mais exigente

Boa parte dos consumidores (60,8%) só vai às compras depois de fazer pesquisa de preços. Esse número era maior no ano passado, quando 75,6% se preocupavam em comparar preços antes de fechar negócio. A internet é a principal fonte de pesquisa para 40,1% dos consumidores.

A qualidade do produto é o fator mais importante para os paranaenses na hora de decidir o que comprar e eles estão ainda mais criteriosos neste ano: 32,4% consideram esse critério essencial, um aumento em relação a 2023, quando esse fator era decisivo para 25,9% dos consumidores. O preço baixo vem logo atrás, com 19,3%, seguido pelo atendimento, que influencia 16,4% dos compradores.

 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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