Pesquisa revela que 65% da geração Z almeja desenvolvimento profissional e crescimento na carreira

Pesquisa revela que 65% da geração Z almeja desenvolvimento profissional e crescimento na carreira

Até 2035, essa geração terá a maior fatia da força de trabalho

Udemy, marketplace líder em habilidades e plataforma de aprendizado, lançou um novo relatório, chamado A geração Z no ambiente de trabalho: Dando as boas-vindas à próxima geração. Reconhecendo a importância da geração Z para a força de trabalho do futuro, a pesquisa, lançada recentemente e baseada nas respostas de mais de 6.500 alunos de várias gerações, desafia muitas percepções estereotipadas sobre a geração Z (definida no relatório como pessoas nascidas entre 1997 e 2012).

Frequentemente retratados como “desanimados” e “desinteressados em voltar ao escritório”, os dados da Udemy sobre a geração Z desmentem esses clichês, mostrando que os entrevistados dessa geração são, na verdade, os mais motivados pelo desenvolvimento profissional (65%), em comparação com seus colegas millennials e da geração X. Além disso, apesar da crescente demanda por conteúdo relacionado à IA generativa na plataforma da Udemy e do alto engajamento da geração Z com a IA generativa, eles são a geração mais cética quanto à eficácia da IA no aprendizado online.

A geração Z deve representar 27% da força de trabalho global até 2025 e se tornar a geração com maior fatia da força de trabalho até 2035. Com muitos profissionais da geração Z começando na carreira, entender como atrair, engajar e reter esses profissionais é uma estratégia empresarial essencial para sustentar a vitalidade e o crescimento organizacional. A pesquisa da Udemy oferece insights valiosos sobre o que a geração Z busca nos empregadores, quais são as habilidades que considera críticas para o desenvolvimento na carreira e o que a motiva a conquistar as habilidades necessárias.

“Todas as gerações trazem mudanças para a força de trabalho e criam novas oportunidades para que os líderes reavaliem a abordagem de aprendizado e desenvolvimento, a fim de engajar os profissionais no aprendizado contínuo”, diz Bruno Barreto, vice-presidente da Udemy para a América Latina. “O relatório da Udemy é dedicado aos líderes, para que eles apoiem a geração Z na sua capacitação enquanto acompanham as tendências dos tempos atuais e do futuro, como a IA generativa.”

O relatório A geração Z no ambiente de trabalho: Dando as boas-vindas à próxima geração desconstrói estereótipos sobre a geração Z e explora temas que os empregadores devem considerar para engajar essa geração:

A geração Z adere ao aprendizado impulsionado por IA, mas exige que ele seja feito de maneira responsável.

  • A maioria dos entrevistados da geração Z no Brasil (79%) disse que possivelmente deve usar uma plataforma de aprendizado online que ofereça uma experiência de aprendizado personalizada por IA. Apesar desse interesse em utilizar a IA para o aprendizado, os entrevistados da geração Z no Brasil também se preocupam com a precisão da IA nas experiências de aprendizado personalizadas por IA (52%) e com a confiança exacerbada em ferramentas de IA (43%).
  • Tanto a geração Z quanto os millennials e a geração X querem aprender a usar a IA generativa de forma eficaz. Os cursos de IA generativa na plataforma da Udemy atraíram mais de 4 milhões de matrículas no último ano, com oito novas matrículas por minuto. Embora aproveitar o poder da IA seja atraente para os profissionais da geração Z, os líderes devem avaliar como implementar a IA para garantir que ela melhore a experiência dos alunos da geração Z e não comprometa o processo por meio de vieses ou imprecisões.

A trajetória de carreira da geração Z depende do aperfeiçoamento de soft skills.

  • Embora a geração Z reconheça o valor de desenvolver habilidades em programação (36%) e IA (30%) para estar melhor preparada para o trabalho, ela também está interessada em aprimorar habilidades como comunicação (30%) e pensamento crítico/resolução de problemas (26%).

A maioria dos entrevistados da geração Z (84%) considera as soft skills fundamentais para o sucesso profissional. Com essas habilidades se tornando cada vez mais necessárias na força de trabalho, os líderes podem usar ferramentas como a Intelligent Skills Platform da Udemy para identificar que soft skills precisam ser aprendidas pela geração Z e desenvolvê-las. Assim, outras gerações podem aprender com a geração Z a usar essas soft skills de forma eficaz no trabalho, com o objetivo de se aprimorar na carreira, o que também contribui para o sucesso empresarial.

Com a geração Z buscando conhecimento, os líderes de RH e de aprendizado e desenvolvimento precisam estar à altura do desafio.

  • Quase todos os entrevistados da geração Z no Brasil (98%) dedicam pelo menos uma hora por semana ao aprendizado. O método de aprendizado preferido pela geração Z são os cursos completamente online (44%) e os projetos práticos no mundo real (12%).

A preferência da geração Z por métodos de aprendizado sustentados e situacionais contradiz os estereótipos que sugerem que o principal método de absorver informação da geração é por meio de vídeos curtos nas redes sociais. Com a força de trabalho se tornando cada vez mais da geração Z, os líderes de aprendizado e desenvolvimento podem projetar programas de aprendizado com essas preferências em mente ou considerar oferecer formatos variados de aprendizado, como o aprendizado de acordo com grupos unidos por determinadas características, com o objetivo de conciliar as preferências de aprendizado e comunicação entre gerações.

Para saber mais sobre o que a geração Z deseja aprender no trabalho, faça o download do relatório A geração Z no ambiente de trabalho: Dando as boas-vindas à próxima geração. Para acessar cursos projetados para desenvolver as habilidades mais demandadas pela geração Z, visite udemy.com/personal-plan. Para saber como as organizações podem se associar à Udemy Business para desenvolver as habilidades da próxima geração na força de trabalho, visite business.udemy.com.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *