Valorização imobiliária incentiva abertura de supermercados em Curitiba

Valorização imobiliária incentiva  abertura de supermercados em Curitiba

Bairros que atraem novos moradores recebem reforço na infraestrutura, com a instalação de supermercados, farmácias e centros comerciais

Quando se fala em infraestrutura urbana, com acesso fácil a supermercados, farmácias, padarias, escolas e outros serviços e em valorização imobiliária, é comum surgir uma dúvida no estilo “o ovo ou a galinha: quem vem primeiro?”. É preciso primeiro surgir um empreendimento que atraia novos moradores até determinado local? Ou então é necessário que surja um grande mercado na frente, abrindo caminho?

Na visão de Carlos Eduardo Canto, presidente da Confraria Imobiliária de Curitiba, com 48 anos de experiência no mercado de imóveis da capital, quem costuma “desbravar” as regiões em valorização são os empreendimentos imobiliários.

“Os moradores das grandes cidades, em virtude do trânsito, querem se beneficiar sempre de uma infraestrutura próxima de casa. Quando isso é possível, acaba tendo uma valorização maior do imóvel. Hoje, isso ocorre em vários bairros de Curitiba. Apesar de ser um ciclo virtuoso, em que um incentiva o outro, podemos dizer que primeiro é preciso atrair os moradores para uma região, para que então o comércio acompanhe aquele fluxo. Os empreendimentos acabam sendo pioneiros desse modelo”, afirma.

Segundo Canto, um exemplo em destaque é a região do Ecoville. “Antigamente, o Ecoville não era muito desejado, porque não havia comércio próximo, mas isso mudou. Hoje quem tem comércio ali tem um potencial enorme nas mãos. Precisa de demanda também. E os supermercados atuam desta forma, já que precisam de gente comprando. Onde estão saindo muitos empreendimentos, é normal que o comércio seja atraído. Os malls e centros comerciais também estão em alta e facilitam muito a vida dos vizinhos de bairro”, reforça.

Bairros e empreendimentos

Segundo o especialista, o mercado imobiliário depende muito dessa ligação entre os bairros e seus empreendimentos. “Percebemos também que a região das Mercês está crescendo bastante, com aptidão grande para a área da saúde, surgindo mais prédios para consultórios, e muitas casas sendo reformadas. É uma região central, mas ainda sem um comércio pujante.

O próprio Ahú está crescendo nesse sentido, com mais comércio ao redor do Museu Oscar Niemeyer, da OAB e das novas varas estaduais e federais. Também na Avenida Nossa Senhora da Luz, vemos comércio de rua a todo vapor. E os empreendimentos tem sido o desejo dos moradores”, acrescenta Canto.

Redes Festval e Jacomar em expansão

Grupo Jacomar vai encerrar 2024 com 20 supermercados.

Outro exemplo recente é o novo supermercado da Rede Festval na Avenida Presidente Kennedy, e a próxima unidade que será inaugurada na Rua Itupava, esquina com a Rua Padre Germano Mayer. “Temos aberturas previstas para os próximos meses em Curitiba na Avenida Batel, no Alto da XV, Cabral, Bacacheri. E também no Shopping Catuaí, em Cascavel”, antecipa Altamir Sossela, diretor de operações e expansão da Rede Festval.

Segundo Sossela, quando uma nova loja está para ser aberta, são levados em conta os fatores populacionais e de renda média da população daquela localidade. Recentemente, a rede reinaugurou o Festval Barigui, que passou por revitalização e novo layout. Também foram incluídas novas opções de serviço, como um restaurante, cafeteria, adega ampliada e uma nova configuração dos espaços internos, com novidades no setor de açougue e nos frios e fatiados.

Essa visão é compartilhada por Harri Pankratz, CEO do Grupo Jacomar, que vai encerrar 2024 com 20 supermercados, três postos de combustível e um centro de distribuição. “Estamos bem localizados nas cidades onde atuamos: São José dos Pinhais, Piraquara, Pinhais, Curitiba e Fazenda Rio Grande. Nossas lojas possuem um público fiel e todas performam positivamente. Pretendemos continuar crescendo em Curitiba e Região Metropolitana, com crescimento sustentável, abrindo em média duas lojas ao ano”, conta.

Em relação à abertura de novas unidades, Harri afirma que são considerados os fatores populacionais e demográficos, potencial de crescimento da região, perfil do cliente (classe social e renda média), além da concorrência local.

Crédito das fotos: Divulgação.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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