53% dos consumidores brasileiros planejam aumentar os gastos com presentes no fim do ano

53% dos consumidores brasileiros planejam aumentar os gastos com presentes no fim do ano

Somente 15% dos consumidores pretendem gastar menos do que em 2023

Accenture divulga dados da 18ª Pesquisa anual de Compras de Final de Ano (out-jan) com 6 mil consumidores, dos quais mais de 500 brasileiros. Dentre os resultados, destaca-se que os varejistas brasileiros têm alguns motivos para estarem otimistas, principalmente porque 53% dos consumidores planejam aumentar seus gastos (a maior média entre todos os mercados pesquisados). Apenas 15% pretendem gastar menos do que no ano passado. No entanto, com tantos varejistas e marcas competindo por atenção e por uma fatia dos gastos, há três tendências que eles devem observar nesta temporada, de acordo com a Accenture.

Tendência 1

Otimismo cauteloso, conforme a busca por ofertas se intensifica

Os varejistas precisarão atender a um grupo de “caçadores de ofertas” que adoram uma pechincha e são movidos por promoções, incentivos e economias. Quase dois em cada três (67%) consumidores classificaram preço e valor entre os fatores mais importantes na decisão de qual varejista comprar, e 41% disseram que comprarão conforme e quando lhes forem oferecidas promoções ou descontos.

O que os varejistas podem fazer?

  • Ganhar todos os dias, não apenas nos dias de pico de vendas e promoções: O relatório sugere que os varejistas devem olhar além dos eventos de vendas isolados, como Black Friday e Cyber Monday, e implementar um plano de vendas e marketing dinâmico ancorado no estoque existente e que possa ser adaptado conforme a demanda flutua. Com 60% dos compradores planejando comprar entre o início de novembro e o início de dezembro, os varejistas precisarão prestar muita atenção aos dados e análises para equilibrar cuidadosamente como e quando oferecer promoções e descontos, preservando suas margens de lucro.

Tendência 2

Vales-presente: o acelerador de receita não explorado para o varejo

No ano passado, 4 em cada 10 consumidores (37%) receberam vales-presente. Este ano, 11% dos consumidores planejam alocar seus gastos de fim de ano para a compra de vales-presente. No entanto, metade dos destinatários pesquisados disse que não resgatou o saldo total do cartão. Cerca de três em quatro (75%) dos consumidores brasileiros perceberam a compra de um vale-presente como uma opção fácil e segura. Para aqueles que recebem, quatro em cada dez (39%) ficaram decepcionados porque a pessoa não dedicou tempo e esforço para planejar um presente personalizado. Preocupantemente, 43% se sentiram cansados ao pensar no tempo e esforço que teriam que dedicar para usar o vale-presente.

Embora a compra de um vale-presente se traduza imediatamente em receita para o varejista, os cartões não resgatados representam uma oportunidade significativa perdida para os varejistas, que poderiam ganhar novos clientes fiéis e vendas incrementais.

O que os varejistas podem fazer?

  • Mantenha simples, torne fácil: os varejistas devem tornar os cartões fáceis de comprar, usar e gerenciar. Os destinatários de vales-presente disseram à Accenture que simplificar as opções de verificação de saldo (31%), lembretes regulares de saldos não utilizados (27%) e um processo de resgate mais fácil online e na loja (46%) ajudariam a garantir que eles usem seus vales-presente.
  • Personalizado e alinhado ao preço: os varejistas podem aumentar a satisfação do cliente e gerar lealdade ao aprimorar a experiência do vale-presente, tornando-a menos transacional e mais pessoal. Por exemplo, sugerir produtos de beleza para condições de clima que correspondam ao saldo do vale-presente, enquanto fornece conselhos personalizados sobre como incorporá-los em uma rotina diária.

Tendência 3

Bloqueio do comprador na busca pelo melhor

À medida que os compradores de fim de ano procuram o presente perfeito, quase seis em cada dez (56%) não sabem por onde começar e quase dois em cada três (65%) estão preocupados em tomar a decisão de compra errada e se arrepender. Com mais de nove em cada dez (88%) dos compradores desejando tomar decisões sobre o que comprar de forma mais rápida, fácil e confiante, e quase três quartos (73%) dizendo que gostariam de receber inspiração, os varejistas podem se diferenciar e aumentar a receita inspirando e guiando os consumidores em cada etapa de sua jornada de compras.

No entanto, à medida que entramos na alta temporada de compras de fim de ano, um grande grupo de consumidores (68%) pode enfrentar o “Bloqueio do Comprador” – o efeito de se sentir sobrecarregado pelo número de opções disponíveis. O resultado? A maioria (90%) diz que abandonará seus carrinhos de compras devido à frustração ou indecisão, e quase um em cada três (31%) comprará em outro lugar.

O que os varejistas podem fazer?

  • Capriche na decoração das lojas: os varejistas com lojas físicas podem se beneficiar nesta temporada de fim de ano, pois 51% dos consumidores do País – aumentando para 56% dos consumidores da Geração X (44-59 anos) e Baby Boomers (60-69 anos) – dizem que preferem visitar lojas físicas para ver e avaliar produtos pessoalmente. Varejistas bem-sucedidos aplicarão criatividade ao layout da loja para maximizar as vendas por metro quadrado de seu espaço de venda.
  • Funcionários do varejo como “campeões da inspiração”: varejistas inovadores estão capacitando os funcionários das lojas para exibir sua expertise e ajudar a inspirar e aconselhar os compradores, uma boa notícia para os 48% dos consumidores que apreciam o suporte personalizado ao cliente.
  • É a temporada para a tecnologia brilhar: a IA Generativa está prestes a adicionar um toque de brilho à experiência de compras de fim de ano deste ano. Ela pode atuar como um consultor de compras pessoal – um “guia ao lado” das decisões de compra – com habilidades de resposta semelhantes às humanas, sugerindo ideias de presentes ou conselhos sobre embrulho. A pesquisa descobriu que a grande maioria (96%) dos consumidores concorda que a IA generativa pode ajudá-los a encontrar melhores presentes, enquanto 94% valorizam as recomendações que as ferramentas de IA generativa fornecem.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *