Ânima Holding amplia geração de caixa e reduz alavancagem no terceiro trimestre

Ânima Holding amplia geração de caixa e reduz alavancagem no terceiro trimestre

Em novo momento operacional, companhia entrega resultados sólidos e mira no crescimento sustentável

A Ânima Holding S.A (B3: ANIM3) divulgou ao mercado os resultados financeiros do 3º trimestre de 2024 (3T24) e o consolidado dos primeiros nove meses do ano (9M24). Os números demonstram o acerto da estratégia da companhia de adotar medidas da “porta para dentro” para alcançar números sólidos e consistentes, como a redução nos custos operacionais e consistente geração de caixa, que resultaram na queda da alavancagem por mais um trimestre, saindo de 2,76x no 2T24 para 2,71x, já considerando os dividendos pagos no trimestre, e forte crescimento do EBITDA ajustado ex-IFRS16, de 12,2% (3T24 vs. 3T23), com expansão de 3,1p.p. na margem sobre mesmo período do ano anterior, alcançando a cifra de R$ 264,8 milhões do 3T24 (R$ 860,7 milhões no acumulado do ano). No acumulado dos 9 meses de 2024 o EBITDA ajustado ex-IFRS16 cresce 19,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O lucro líquido ajustado da Ânima alcançou R$ 49 milhões no 3T24, com o acumulado nos primeiros nove meses do ano chegando a R$ 178,2 milhões. “Novamente apresentamos um trimestre de resultados financeiros crescentes, em continuidade ao que chamamos de: o ano da colheita. Temos um aumento real de tíquete e redução da evasão em todos os segmentos de negócio, reforçando nossa capacidade de entregar serviços de qualidade”, afirma Paula Harraca, presidente da Ânima.

Mesmo diante de um cenário macroeconômico que ainda impõe desafios para o setor, a perspectiva é positiva. “Estamos em uma rota saudável e, a cada trimestre, apresentamos resultados consistentes aos nossos acionistas, educadores e estudantes. Sem perder a disciplina na gestão de custos e despesas, nossas energias passam agora a se concentrarem em retomarmos a agenda de crescimento de nossas receitas. Estamos confiantes”, destaca o CFO da Ânima, Átila Simões da Cunha.

Com a consistente disciplina de execução e a segurança necessária, a companhia adotou recentemente um novo desenho organizacional focado em três grandes avenidas de crescimento: 1) potencializar o negócio principal, o Ensino Acadêmico do Ânima Core; 2) cultivar e estruturar negócios adjacentes focando em oportunidades como Ensino Digital, B2B e Educação Continuada; e 3) uma estrutura para criar negócios emergentes genuinamente novos. “Após um diagnóstico e entendimento dos desafios e oportunidades, definimos um novo desenho organizacional, que reflete a nossa estratégia: é imperativo voltarmos a crescer de forma sustentável. E estou muito confiante de que estamos prontos para isso. Temos clareza dos desafios e determinação para fazer acontecer nossa visão e ambições de curto, médio e longo prazo. Tudo isso vem sendo construído em alicerces muito sólidos”, reforça a presidente da companhia.

Destaques Financeiros

No 3T24, diversas iniciativas implantadas pela Ânima ao longo dos últimos anos com o objetivo de integrar as unidades adquiridas da Laureate e, desta forma, gerar maior eficiência financeira e operacional, se traduziram novamente em crescimento de Ebitda, com alta de 12,2% e expansão de 3,1p.p. na margem (19,4% de expansão e de 4,0 p.p. na margem na comparação dos 9 meses de 2024 com igual período de 2023), em comparação ao mesmo período do ano anterior, além da geração de caixa, alcançando R$ 328,5 milhões de geração de caixa da empresa no trimestre (R$ 778,9 no acumulado do ano de 2024) e, novamente, redução de alavancagem, encerrando o período a 2,71x, já considerando o pagamento de dividendos realizado no trimestre.

O Ânima Core comprova a assertividade da companhia ao favorecer, no início de 2024, a qualidade da receita, ao mesmo tempo em que fortalece as marcas regionais para um posicionamento de valor mais alinhado à proposta de qualidade. Desta forma, a evasão do Ensino Acadêmico (cursos de graduação) do período melhorou em 1,4 p.p. e o tíquete líquido cresceu aproximadamente 5%, ante o 3T23, crescendo 7% no acumulado do ano de 2024.

Ensino Digital

O Ensino Digital manteve-se em rota de crescimento no 3T24 e o tíquete médio cresceu 3,7% (9,2% no acumulado do ano de 2024), e a evasão foi reduzida em 2,3 p.p.. A receita líquida apresentou alta aproximada de 2% e chegou a R$ 65,6 milhões. No ano, a receita líquida já cresce 11,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A base de alunos do segmento é 132,5 mil estudantes, aumento de 0,8%. O trimestre apresentou ainda crescimento expressivo de 67,7% no resultado operacional desse segmento de negócios, impulsionado por menores despesas no período.

Inspirali

A Inspirali, vertical que reúne os cursos de Medicina da Ânima, encerrou o período com 11.626 alunos matriculados nos 15 campi onde possui o Ensino Acadêmico (cursos de graduação), ficando 1,6% acima da base de alunos do 3T23. O tíquete cresceu 6,9% no 3T24 versus o 3T23 (10,0% no 9M24 versus 9M23), levando a uma receita líquida do Ensino Acadêmico de R$ 324,9 milhões no 3T24, 8,6% maior em comparação ao mesmo período do ano passado (crescimento de 11,5% no comparativo 9M24 versus 9M23).

Vale destacar que no trimestre tiveram início as aulas da primeira turma do curso de graduação de Medicina da Faculdade Una de Tucuruí, localizada no município de Tucuruí (Pará), cujas 50 vagas anuais autorizadas foram preenchidas em sua totalidade.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *