Banco PAN registra lucro líquido de R$ 216 milhões no terceiro trimestre
Carteira de crédito cresceu 30%, com maior contribuição da originação de veículos
O Banco PAN (BPAN4) encerrou o terceiro trimestre de 2024 com lucro líquido ajustado¹ de R$ 216 milhões, aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023. O ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado¹ foi de 11,8%. O número de clientes chegou a 30,9 milhões, avanço de 15% na comparação anual.
A carteira de crédito fechou o trimestre em R$ 51,1 bilhões, alta de 30% em relação ao 3T23, e de 4% na comparação com o trimestre anterior. Mais da metade deste portfólio corresponde a operações de veículos (55%), seguido de consignado e antecipação de FGTS (39%).
O Banco PAN manteve seu nível de originação forte no trimestre, de R$ 9,5 bilhões, sendo R$ 4,5 bilhões apenas em financiamento de veículos. O bom desempenho neste segmento é reflexo da continuidade dos consistentes investimentos na experiência dos clientes e lojistas, dos avanços na modelagem de crédito e na integração com a Mobiauto, marketplace de veículos do PAN. Desta forma, no 3T24, o banco segue como um dos principais players na originação de crédito para veículos leves e motos, com mais de 34% de market share neste último segmento, consolidando-se como líder de mercado.
“Neste trimestre, continuamos crescendo nossa carteira de crédito com boas margens e inadimplência controlada. Nossa estratégia segue pautada em buscar a primariedade com os clientes e aumentar o share of wallet (exposição) de crédito por meio de uma jornada simples e contextualizada”, afirma Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do Banco PAN.
A receita de serviços no segundo trimestre foi de R$ 423 milhões, crescimento de 42% em relação ao 3T23, e o volume transacionado atingiu R$ 32 bilhões, um aumento de 45% na comparação anual.
A inadimplência para créditos vencidos acima de 90 dias recuou 0,8 ponto percentual na comparação com o 3T23, para 7,1%, enquanto o indicador entre 15 e 90 dias recuou para 8,4%, queda de 0,7 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior.
No 3T24, o PAN alcançou 15,7 milhões de clientes com exposição a crédito, considerando o portfólio de veículos, consignado, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão de crédito e car equity. O número representa crescimento de 15% na comparação anual.
“Finalizamos mais um trimestre com resultado consistente, impulsionado pelo forte crescimento da carteira de crédito. Isso é fruto de uma estratégia eficiente, voltada para a constante melhoria da experiência do cliente e robustez de balanço. Continuamos dedicados em avançar nas iniciativas que reforçam os diferenciais competitivos do PAN e tornam a jornada dos nossos clientes mais prática, inteligente e contextualizada”, conclui Inácio Caminha, Superintendente Executivo de RI e Captação.