Banco PAN registra lucro líquido de R$ 216 milhões no terceiro trimestre

Banco PAN registra lucro líquido de R$ 216 milhões no terceiro trimestre

Carteira de crédito cresceu 30%, com maior contribuição da originação de veículos

O Banco PAN (BPAN4) encerrou o terceiro trimestre de 2024 com lucro líquido ajustado¹ de R$ 216 milhões, aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023. O ROE (retorno sobre patrimônio) ajustado¹ foi de 11,8%. O número de clientes chegou a 30,9 milhões, avanço de 15% na comparação anual.

A carteira de crédito fechou o trimestre em R$ 51,1 bilhões, alta de 30% em relação ao 3T23, e de 4% na comparação com o trimestre anterior. Mais da metade deste portfólio corresponde a operações de veículos (55%), seguido de consignado e antecipação de FGTS (39%).

O Banco PAN manteve seu nível de originação forte no trimestre, de R$ 9,5 bilhões, sendo R$ 4,5 bilhões apenas em financiamento de veículos. O bom desempenho neste segmento é reflexo da continuidade dos consistentes investimentos na experiência dos clientes e lojistas, dos avanços na modelagem de crédito e na integração com a Mobiauto, marketplace de veículos do PAN. Desta forma, no 3T24, o banco segue como um dos principais players na originação de crédito para veículos leves e motos, com mais de 34% de market share neste último segmento, consolidando-se como líder de mercado.

“Neste trimestre, continuamos crescendo nossa carteira de crédito com boas margens e inadimplência controlada. Nossa estratégia segue pautada em buscar a primariedade com os clientes e aumentar o share of wallet (exposição) de crédito por meio de uma jornada simples e contextualizada”, afirma Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do Banco PAN.

A receita de serviços no segundo trimestre foi de R$ 423 milhões, crescimento de 42% em relação ao 3T23, e o volume transacionado atingiu R$ 32 bilhões, um aumento de 45% na comparação anual.

A inadimplência para créditos vencidos acima de 90 dias recuou 0,8 ponto percentual na comparação com o 3T23, para 7,1%, enquanto o indicador entre 15 e 90 dias recuou para 8,4%, queda de 0,7 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior.

No 3T24, o PAN alcançou 15,7 milhões de clientes com exposição a crédito, considerando o portfólio de veículos, consignado, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão de crédito e car equity. O número representa crescimento de 15% na comparação anual.

“Finalizamos mais um trimestre com resultado consistente, impulsionado pelo forte crescimento da carteira de crédito. Isso é fruto de uma estratégia eficiente, voltada para a constante melhoria da experiência do cliente e robustez de balanço. Continuamos dedicados em avançar nas iniciativas que reforçam os diferenciais competitivos do PAN e tornam a jornada dos nossos clientes mais prática, inteligente e contextualizada”, conclui Inácio Caminha, Superintendente Executivo de RI e Captação.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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