Barômetros Globais avançam em novembro sob influência da região da Ásia, Pacífico e África
Alta sinaliza a normalização da atividade global pela primeira vez desde o início de 2022
Após permanecerem praticamente estáveis durante a maior parte do ano, os Barômetros Globais avançam de forma mais expressiva em novembro. O destaque fica para a região da Ásia, Pacífico e África e para o Barômetro Coincidente, que atinge o maior nível desde abril de 2022, aproximando-se do nível neutro de 100 pontos.
O Barômetro Econômico Global Coincidente sobiu 2,6 pontos em novembro, alcançando 96,5 pontos, o maior nível desde abril de 2022 (99,9 pts.). O Barômetro Antecedente, por sua vez, avança 2,4 pontos no mês, para 104,7 pontos. Assim como havia ocorrido em outubro, a alta de ambos os indicadores, foi determinada principalmente pelos resultados da região da Ásia, Pacífico & África.
“Apesar das dificuldades ainda presentes em diversos países no período pós-pandemia, especialmente nas áreas de inflação e contas públicas, a alta do Barômetro Global Coincidente em novembro aproxima o indicador do nível neutro de 100 pontos, sinalizando a normalização da atividade global pela primeira vez desde o início de 2022.
O destaque do mês foram os países emergentes asiáticos, que registraram aumentos expressivos em seus indicadores coincidentes e antecedentes. As perspectivas de crescimento da economia global vêm se mantendo relativamente estáveis para 2024 e 2025”, avalia Aloisio Campelo Jr., pesquisador do FGV IBRE.