Negócio na alimentação fora do lar é a principal aposta de quem empreende nas favelas

Negócio na alimentação fora do lar é a principal aposta de quem empreende nas favelas

A partir de núcleos pelo Brasil, Abrasel expande olhar sobre empreendedorismo nas favelas

Segundo dados do último Censo realizado pelo IBGE, existem 12,4 mil favelas no Brasil– e nelas há pessoas que empreendem, trabalham ou consomem em bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, marmitarias e outros estabelecimentos da alimentação fora do lar.

Com a missão de representar e desenvolver este setor, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) passou a atuar, de forma mais estruturada, nestes territórios. Hoje já são cinco núcleos Abrasel em diferentes favelas brasileiras, que buscam apoiar a jornada de crescimento desses negócios – o que, consequentemente, também contribui para o desenvolvimento de um lugar melhor para se viver.

Os núcleos da Abrasel estão em Vergel do Lago (Maceió/AL), Aglomerado da Serra (Belo Horizonte/MG), Bairro da Paz (Salvador/BA), Vila Torres (Curitiba/PR) e Campo Limpo (São Paulo/SP).

O empreendedorismo tem se tornado cada vez mais uma oportunidade para 16,4 milhões de brasileiros que vivem em favelas, segundo o Censo de 2022. Uma pesquisa do Data Favela mostra que d 5,2 milhões de pessoas que moram nesses territórios já são empreendedores e sete em cada dez pretendem abrir um negócio dentro da favela, sendo que os estabelecimentos da alimentação fora do lar aparecem como a principal alternativa, respondendo por 15% do total de negócios nesses territórios.

Além do desafio de abrir um negócio, outras dificuldades estão envolvidas, algumas próprias das condições em que esses estabelecimentos estão inseridos. Por exemplo, apesar do número expressivo de negócios nas favelas, apenas 37% dos empreendimentos são formalizados e possuem um CNPJ.

Com a ideia de apoiar esses negócios em suas jornadas de crescimento, o líder de parcerias com as favelas da Abrasel, Cris do Morro, comenta: “Buscamos encurtar o caminho, quebrar esse muro entre os empreendedores da favela e os de fora dela. Os núcleos têm um papel fundamental nisso, de mapear as demandas, os desafios e as oportunidades para que possamos ajudar esses negócios a prosperarem.  O plano é construir essa solução de mãos dadas”.

Em um dos núcleos da Abrasel, no Bairro da Paz (Salvador/BA), uma das soluções oferecidas pela Abrasel é a parceria com consultorias especializadas. Para Jair do Carmo, coordenador do núcleo e dono da Planeta Pizza, a qualificação é essencial para que esses empreendedores estruturem ainda mais seus negócios. “A educação é a base, temos associados estudando contabilidade, atributos fiscais (…) é um trabalho bem completo. É essencial ter esses empreendedores compreendendo que o negócio deles tem um outro lado mais analítico”, comenta.

A partir desses projetos, os estabelecimentos de alimentação fora do lar dentro das favelas têm se fortalecido a partir de suas próprias realidades. As dificuldades próprias são analisadas de perto para que sejam construídas parcerias estratégicas, de forma que esses negócios sejam protagonistas.

Crédito da foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *