Convênio entre Sebrae e Abip destina mais de R$ 5,9 mi para setor de padarias e confeitarias

Convênio entre Sebrae e Abip destina mais de R$ 5,9 mi para setor de padarias e confeitarias

Parceria vai focar em ações que impulsionem a gestão e o desenvolvimento das empresas

Pequenas padarias de todo o país ganharam um impulso a mais nesta sexta-feira (22). O Sebrae e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) assinaram um convênio de mais R$ 5,9 milhões para fortalecer o desenvolvimento do setor nos próximos dois anos. A parceria foi firmada durante a 80ª Convenção Nacional da Abip, em Joinville (SC).

Entre os principais objetivos do convênio, estão: reduzir em 5% o consumo de energia; aumentar em 30% o nível de qualidade do pão francês; promover o ganho de 7% na produtividade das empresas participantes; e tornar 80% dos negócios atendidos aptos do ponto de vista documental.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembrou que 98% do universo do segmento é formado por pequenos negócios e que a indústria da panificação tem um valor fundamental na vida do povo brasileiro e como geradora de emprego e renda. “É um setor que toca a vida da nossa gente. É a primeira coisa que todos nós fazemos de manhã: comer um pãozinho”, realçou.

“Nós vamos estabelecer um acordo de cooperação para que o Sebrae possa trazer para o setor produtivo aquilo que é fundamental, que é garantir a ele uma qualidade na sua gestão do negócio, para que o próprio ambiente onde ele está instalado se transforme numa atividade econômica segura”, enfatizou Décio Lima.

Décio Lima também reiterou o apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no acesso a crédito, para que o empresário possa escalar o seu negócio e enfrentar as dificuldades naturais do mercado.

Levar inovação e qualificação às empresas de todo o Brasil foram os principais pontos levantados pelo presidente da Abip, Paulo Menegueli. “A gente precisa ajudar na gestão, na inovação, nos projetos de sustentabilidade, na economia da energia, na retenção de talentos”, enumerou. Menegueli destacou que cada região do país tem a sua necessidade e potencial para desenvolvimento e que, nesse sentido, o Sebrae é um grande parceiro dada a sua capilaridade. Para 2025, ele projetou um crescimento 8% a 9% do setor, composto aproximadamente por 90 mil padarias.

Repertório de soluções

Dentro do convênio, o Sebrae também prevê a incorporação de outras soluções da instituição, como a jornada ESG (Ambiental, Social e Governança), com repasse da metodologia Sebraetec; a inclusão de autodiagnóstico de maturidade digital; o diagnóstico de plano de ação em compras públicas; e a realização de pesquisa do Sebrae sobre o perfil dos empreendedores do setor.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *