Compras de móveis e eletrodomésticos movimentaram mais de R$ 121 milhões no primeiro semestre de 2024

Compras de móveis e eletrodomésticos movimentaram mais de R$ 121 milhões no primeiro semestre de 2024

Volume de compras no setor cresceu 25,7%, em comparação com o mesmo período do ano passado

As vendas de móveis e eletrodomésticos no Brasil aumentaram cerca de 25,7% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o primeiro semestre do ano passado: o volume cresceu de R$ 96,2 milhões para R$ 121 milhões, de acordo com dados da plataforma AC Hub da Área Central, referência em compras conjuntas e inteligência de negócios para grupos empresariais. O levantamento levou em consideração as cinco principais categorias do segmento em 173 lojas de quatro diferentes redes.

Duas categorias, em especial, puxaram o crescimento do setor: o volume de compras de eletrodomésticos pulou de R$ 30 milhões no ano passado para R$ 44,5 milhões neste ano, o que corresponde a 37,7% do total; enquanto o total de compras de produtos relacionados a climatização foi de R$ 3,6 milhões para R$ 8,4 milhões, passando a representar 6,9% do volume de vendas no segmento.

“O aumento nas compras de eletrodomésticos foi bem expressivo, o que indica que os consumidores brasileiros estão priorizando o conforto e a modernização de suas casas; uma tendência que vem sendo observada desde a pandemia, com uma maior valorização dos espaços domésticos”, comenta Cristiano Martins, Executivo de Relacionamento da Área Central. “Os investimentos em aparelhos relacionados à climatização também são atualmente influenciados por períodos de calor mais intenso e pela busca por maior eficiência energética.”

Móveis continuam a corresponder à maior fatia de compras no setor: 45,8%, ou um total de R$ 55,5 milhões – no ano passado, foram R$ 51,1 milhões. Smartphones e telefonia correspondem à 3,2% do mercado, com um volume de R$ 3,9 milhões em compras; bastante semelhante ao ano passado, quando o total foi de R$ 3,8 milhões. Mesmo comportamento da categoria de Especiais, que passou de R$ 5,6 milhões para R$ 5,8 milhões.

No levantamento, alguns estados brasileiros se destacaram – entre eles, Paraíba, Bahia, e Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul ficou em primeiro lugar no volume de compras no setor, somando um total de R$ 52,1 milhões.

Cristiano Martins, da Área Central, destaca também a importância do investimento por parte das lojas e redes de móveis e eletrodomésticos na modernização de suas plataformas de gestão de compras e em outros processos de back-office.

“A rapidez com que os hábitos de consumo e as demandas dos clientes estão mudando exige que essas empresas estejam sempre atualizadas com as melhores ferramentas de inteligência de mercado e eficiência operacional – principalmente em cenários de crescimento de vendas, como observamos na comparação entre os períodos de 2023 e 2024”, aponta o especialista. “A tecnologia certa usada da maneira certa garante a relevância das redes em um mercado que é muito dinâmico, e facilita o crescimento do setor como um todo”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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