Economistas apresentam tendências e projetam o panorama do Brasil, em 2025

Economistas apresentam tendências e projetam o panorama do Brasil, em 2025

Especialistas José Pio Martins e Mirian Gasparin participam no dia 27 de novembro, em Pinhais, de evento gratuito com vagas limitadas

As principais tendências econômicas e os desafios para a indústria brasileira em 2025 serão abordados pelos especialistas José Pio Martins, economista, e Mirian Gasparin, jornalista especializada em economia, na palestra “O Brasil em 2025”, realizado pela Governança Metal Connect – que reúne Sebrae/PR, Sistema Fiep, Sindimetal e Sindipeças – e conta com a parceria do ecossistema Conecta Pinhais, da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais (ACIPI) e da Prefeitura de Pinhais. O evento gratuito tem vagas limitadas e acontece no dia 27 de novembro (quarta-feira), na Unicesumar Pinhais, das 8h às 11h. Inscrições pelo link.

Augusto Machado, consultor do Sebrae/PR, explica sobre a proposta da palestra: “O propósito deste evento é a aplicação de uma metodologia adaptada especificamente para o público do evento, que contará com a palestra ‘O Brasil em 2025: Tendências Econômicas e Novos Desafios para a Indústria’, para 100 gestores de indústrias de micro e pequeno porte da Região Metropolitana de Curitiba, além de outros interessados, num total de 200 vagas disponíveis”, convida.

A iniciativa busca o fortalecimento do ecossistema de inovação e do ambiente industrial de Pinhais e demais cidades da região metropolitana, além de estimular o desenvolvimento econômico por meio de uma liderança eficaz. Miusly Ferreira é head de Cultura e Crescimento da Qualinova Suplementos e faz parte do Conecta Pinhais, que organiza o evento.

“Este evento é uma oportunidade que chega em bom momento: precisamos olhar para frente, fazer boas conexões e usar as tendências como base para planejar um 2025 de crescimento. Este encontro servirá de grande estímulo para os empresários. Esperamos que os participantes obtenham conhecimentos que contribuam para o aumento da competitividade, a antecipação de tendências, a criação de novos talentos e a geração de oportunidades de negócios”, afirma.

Tendências e desafios econômicos

José Pio Martins antecipa duas das temáticas que serão abordadas em sua palestra: “Os dois principais temas do Brasil hoje, em termos de economia, são o desafio do crescimento econômico, com todos os benefícios que ele traz, e o desafio da produtividade por hora de trabalho, sobretudo no setor industrial. Vamos debater esses dois importantes temas de alta importância para o país, entre outros assuntos”, convida.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *