Constituição, Justiça e Cultura Jurídica: um diálogo entre Itália e Brasil

Constituição, Justiça e Cultura Jurídica: um diálogo entre Itália e Brasil

Evento promovido pela Andersen Ballão Advocacia reúne especialistas para debater as relações jurídicas entre os dois países

A Andersen Ballão Advocacia promove nesta terça-feira (19), o evento “Constituição, Justiça e Cultura Jurídica – Um diálogo entre Itália e Brasil.” O encontro faz parte da nova série de palestras intitulada ABA Italian Desk Talks e vai ter como destaque a participação da professora Marta Cartabia, ex-ministra da Justiça e presidente emérita da Corte Constitucional da Itália, que fará uma palestra transmitida diretamente da Itália. Cartabia, uma das maiores autoridades do direito constitucional europeu, compartilhará sua vasta experiência sobre os sistemas jurídicos e a importância da Constituição na construção de uma sociedade democrática, abordando os desafios e avanços do direito constitucional em sua perspectiva.

Além de Marta Cartabia, o evento contará com a presença de especialistas de renome, como o professor Ricardo Marcelo Fonseca, Reitor da Universidade Federal do Paraná, grande conhecedor da cultura jurídica italiana e participante destacado em estudos de pós-graduação na Universidade de Florença. Também estará presente o juiz Felipe Forte Cobo, professor da Escola Judicial do Paraná e da Escola da Magistratura do Paraná, que traz uma reflexão sobre a consensualidade como instrumento de legitimação do agir Estatal. O evento será moderado por Marco Zorzi (foto), advogado da Andersen Ballão Advocacia e responsável  pelo  Italian Desk.

A proposta do evento é fomentar um espaço de aprendizado e reflexão, destacando as semelhanças e as diferenças entre os sistemas jurídicos dos dois países, além de discutir como essas diferenças podem ser um ponto de convergência para novas formas de cooperação. O objetivo é ir além da teoria e identificar as práticas jurídicas concretas que podem ser aplicadas por profissionais brasileiros que desejam estreitar laços com a Itália.

“Estamos empenhados em promover este evento, que vai oferecer uma oportunidade única de diálogo entre duas culturas jurídicas ricas e distintas. Acreditamos que a troca de experiências e conhecimentos entre os especialistas italianos e brasileiros não proporciona apenas novos insights para a prática jurídica, mas também abrirá portas para futuras colaborações entre os dois países”, afirmou o advogado Marco Zorzi, moderador do evento.

A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. A inscrição pode ser feita por meio do link (https://www.andersenballao.com.br/evento/) disponibilizado no site da Andersen Ballão Advocacia.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *