Relatório mapeia setor de brindes no Brasil
Cerca de 21 mil brindeiros movimentam 194 milhões de presentes corporativos
O mercado brasileiro de brindes corporativos irá fechar o exercício de 2024 com uma receita bruta de RS$ 3,1 bilhões. Este patamar representa 2,5% do mercado global segundo estimativas do setor. No ano passado, as vendas de brindes, no mundo, foram projetadas em US$ 21,6 bilhões pela maior entidade da área – a Associação Internacional de Produtos Promocionais, PPAI – na sigla em Inglês.
As estatísticas nacionais integram o levantamento “Setor Brindeiro no Brasil 2024“, promovido pela brasileira LTP, com base em seus próprios silos de dados transacionais e em 150 questionários respondidos por empresas atuantes no ecossistema de brindes empresariais.
Anualmente, a LTP realiza a gravação de textos e imagens promocionais em cerca de 38 milhões de brindes anuais, provenientes de cerca de 200 distribuidores, e encaminhados por cerca de 8 mil empresas e profissionais do chamado segmento “brindeiro”. A LTP opera com seis unidades de produção, a LTP emprega cerca de 500 profissionais em São Paulo.
De acordo com o relatório, o setor de produtos promocionais é marcado pela alta concentração na origem de fornecimento. Cerca de 60% dos itens destinados a se transformar em brindes são comercializados, no país, por um grupo de 30 grandes atacadistas, a maior parte deles, importadores situados em São Paulo e na região Sudeste.
O faturamento médio das empresas deste grupo dominante está em torno de R$ 62 milhões, com alguns, no topo do ranking, superando R$ 500 milhões ao ano.
Outros 35% dessas vendas (anteriores à personalização), se distribuem por 4,5 mil pequenas e médias revendas, que operam com atacado de “pré-brindes” em lotes na casa de dezenas a centenas de produtos. Os integrantes desse grupo, em sua maioria, adquirem seus estoques dos grandes importadores dominantes, ou diretamente de fabricantes e de distribuidores regionais menores.
Esses jogadores, nos dois estratos comerciais, movimentam em torno de 194 milhões de unidades anuais de “pré-brindes” nas mais de 100 categorias, indo de réguas e chaveiros e utensílios de cozinha, até assistentes digitais inteligentes, tablets, aspiradores robóticos, bebidas envelhecidas e objetos de luxo.
O tíquete médio dos brindes, no Brasil, está em torno de R$ 16 a unidades, incluindo-se o custo médio de personalização, na casa dos R$ 0,80 por item.
Personalização promocional
Trabalhando como força paralela na cadeia de produção de brindes, o relatório identifica um contingente de cerca de 300 empresas dedicadas à gravação desses produtos com as marcas, slogans e outras formas de intervenção voltadas a personalizar item por item.
O segmento de personalização – tal como nomeado no relatório, e no qual se situa a LTP – é majoritariamente constituído por pequenos negócios, com 65% contando com 5 a 50 colaboradores e operando, em geral, de 1 a 5 processos artesanais ou industriais, como silkscreen, impressão a Laser ou hot stamping.
Entre as empresas de personalização, a LTP se destaca por abranger praticamente todas as técnicas industriais comercialmente disponíveis (são 25 no momento), incluindo os recentes lançamentos internacionais para o setor de gravação, como a impressão digital cilíndrica, Digital UV e DTF.
A LTP está também entre as poucas do nicho de personalização que realizam serviços para além de seus mercados locais, atuando para clientes de 8 estados.
Pelos dados do relatório, o negócio de personalização no Brasil responde por 5% da receita total do setor de brindes, atingindo R$ 160 milhões em 2024.
Já na camada final de escoamento dos produtos, os negócios de atacado e personalização visual encontram um universo de 20,1 mil clientes, os “brindeiros promocionais”, conforme a nomenclatura do estudo.
Este contingente é composto por agências de marketing promocional (muitas, integralmente dedicadas ao brinde), além de promotoras e prestadoras de serviços para eventos.
Os brindeiros respondem por 80% das compras nacionais de pré-brindes e encomendas de serviços de gravação, enquanto as demais 20% são realizadas por empregados de marketing e comunicação das empresas.
Anderson Fagundes, fundador e CEO da LTP, explica que o grande exército brindeiros é uma importante força motriz de prospecção, desenvolvimento de mercado e de definição de tendências no setor. “O papel desse segmento consultivo e intermediador de vendas é tão relevante no Brasil que alguns dos maiores importadores e distribuidores de pré-brindes trabalham exclusivamente com eles para escoar seus produtos”, afirma o executivo.
De acordo com Carla Olinda, sócia diretora da LTP, o setor de brindes vem passando por uma transformação, no tocante à qualidade do mix de oferta. Brindes de baixo valor (como chaveiros, bolinhas anti-stress e lápis) continuam em grande produção, mas vão perdendo receita para outros itens mais caros, usados para impressionar os clientes e aumentar a percepção de valor para as marcas.
“As empresas e os brindeiros estão preferindo focar mais na hiperpersonalização do que no baixo desembolso e em alvos dispersivos. Os itens muito descartáveis comparecem nesse novo contexto apenas para campanhas de recall e para a massificação da logomarca”, prossegue Carla.
Tíquete médio maior
Segundo a gerente de administração e marketing, Alexia Grer, desde 2022, o tíquete médio dos brindes personalizados pela LTP saltou de R$ 14 a unidade (ou fardo, em moeda atualizada) para os atuais R$ 16,2. Estão em baixa itens banais, ou obsoletos, como copos plásticos, pen drives e calendários. Em seu lugar, as empresas estão optando por objetos de maior relevância, associados à vida prática, ao bem estar e à autoimagem do consumidor.
Em percentuais de hoje, o mix mais representativo, em termos de receita de personalização para a LTP, é composto por nove categorias:
Campeões em volume de vendas 2024
1. Miudezas (canetas, post-it, chaveiros, bolas de relax etc – por fardos de 100 un.)- 17%
2. garrafas e copos térmicos(tipo “Stanley”) para uso pessoal – 16%
3. Ecobags (bolsas em materiais sustentáveis) e mochilas – 15%
4. Cadernos personalizados (por fardos de 20 unidades) -15%
5. Fones, caixas de som blue-tooth e carregadores portáteis -14%
6. Bolsas térmicas -10%
7. Kists churrasco/ produtos gourmet- 09%
8. Vips e fora de série (ex. luneta para celular, gaming-chair, barbeador elétrico)- 02%.
9. Outros (gravados ‘in-loco’, como troféus, capacetes, calçados, vinhos etc)- 2%
A personalização “in-loco”
A LTP intensificou, há quatro anos, o desenvolvimento no Brasil de uma nova área de comodidade logística que oferece a personalização de brindes “in-loco” durante eventos de negócio, valendo também para personalizar presentes comprados em shopping pelo consumidor.
Entre os casos de uso nesse nicho, a empresa destaca promoções como a personalização de garrafas de bebidas, especialmente no Dia dos Pais; ou de tênis, troféus e camisetas em locais de competição ou de premiação corporativa.
Esta mesma unidade de serviço é usada, nas instalações do cliente, para a personalização de ativos de inventário, ou de artigos de uso de trabalhadores, como computadores, celulares e capacetes. Em indústrias mecânicas, elétricas ou de material técnico em geral, a personalização in-loco é usada para a gravação de marcas e dados de referência em peças no chão de fábrica, almoxarifado ou e em depósitos.
Em 2024, a personalização in-loco respondeu por 5% dos negócios da LTP, atingindo as finalidades promocional e identificativa. Do ponto de vista setorial, o estudo de LPT não identificou ainda uma atividade relevante de outros players deste segmento no Brasil.
Numa perspectiva dos negócios para 2025, o Relatório Setor Brindeiro no Brasil projeta um crescimento à taxa de 12%, atingindo um faturamento bruto de R$ 3,47 bilhões para o setor como um todo.
Insights do Relatório “Setor Brindeiro no Brasil 2024”
Receita setorial – mundo………………………………… US$ 21,6 BI
Receita setorial – Brasil…………………………………R$ 3,1 BI
Participação do Brasil……………………………….2,5%
Total de Brindes Vendidos no Brasil……………………….194 milhões
Tíquete médio dos brindes……………………………….R$ 16,200
Composição do setor de brindes
Total de atacadistas………………………………………………………………………..4,5 Mil
Empresas de personalização…………………………………………………………320
Brindeiros Promocionais (PMEs e free lancers)………………………………….. 21 Mil
Distribuição das Receitas
Grandes atacadistas/importadores (30 maiores)……………………………….. 60%
Pequenos atacadistas …………………………………………………………………….35%
Empresas de personalização…………………………………………………………….05%