Pesquisa revela que não seguir práticas de ESG é o principal fator para a avaliação negativa de uma marca

Pesquisa revela que não seguir práticas de ESG é o principal fator para a avaliação negativa de uma marca

Segundo estudo, para os consumidores brasileiros o principal fator para uma boa avaliação de uma marca é a qualidade do produto

A recente pesquisa divulgada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, realizada em setembro deste ano (2024), avaliou os pontos que mais influenciam a percepção positiva de uma marca e também os que mais impactam a avaliação negativa para os consumidores brasileiros. Os fatores que mais contribuem para a boa reputação da marca são a qualidade do produto (29%), o impacto positivo na economia do país (26%) e, em terceiro lugar, as práticas de ESG (19%).

Já os fatores que levam o consumidor a avaliar negativamente uma marca são, em primeiro lugar, a ausência de práticas de ESG (26%), em segundo lugar, a má qualidade do produto (21%) e, em terceiro lugar, os impactos negativos na economia do país (17%). Ou seja, para o consumidor brasileiro, as questões de governança, sustentabilidade e aspectos sociais podem “manchar” a imagem de uma instituição mais do que a própria qualidade de seu produto ou serviço, como explica o especialista em Finanças e vice-presidente do Interior do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – Paraná, Jeferson Vinhas Ferreira.

“É comum pensar que o consumidor brasileiro considera apenas o preço e a qualidade ao avaliar um produto ou serviço, mas falhas em práticas relacionadas a ESG podem trazer sérios danos à reputação de uma empresa, especialmente em aspectos de governança, como o envolvimento em escândalos de corrupção ou fraude. Em relação às práticas de sustentabilidade, o principal cuidado para que uma empresa seja percebida como sustentável é ser autêntica. É essencial que ela comunique de forma transparente suas ações reais e as comprove por meio de selos e certificações que atestem o cumprimento das metodologias adequadas”, explica Ferreira.

O estudo entrevistou presencialmente 2.006 brasileiros com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs), entre 23 e 30 de setembro de 2024. A amostra é representativa da população brasileira a partir de 16 anos, com margem de erro de 2,0 pp e intervalo de confiança de 95%.

Compreendendo a importância do tema e a crescente relevância da adoção de ações de ESG, não apenas para a visibilidade da marca, mas também para o desenvolvimento de toda a sociedade, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa do Paraná convidam empresários, CFOs, CEOs, conselheiros e demais interessados no tema para o evento “ESG, Riscos e Oportunidades: uma visão pragmática e de criação de valor”. No evento, especialistas discutirão como integrar práticas ESG à estratégia financeira e operacional, minimizando riscos e impulsionando resultados sustentáveis.

O evento conta com o patrocínio de gestão do Gaia Silva Gaede Advogados, Valore Elbrus, TOTVS e Grant Thornton. Como patrocinadora do evento está a KPMG. Como media partner está a Gazeta do Povo e como apoiador do evento está o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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