Pesquisa revela que não seguir práticas de ESG é o principal fator para a avaliação negativa de uma marca
Segundo estudo, para os consumidores brasileiros o principal fator para uma boa avaliação de uma marca é a qualidade do produto
A recente pesquisa divulgada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, realizada em setembro deste ano (2024), avaliou os pontos que mais influenciam a percepção positiva de uma marca e também os que mais impactam a avaliação negativa para os consumidores brasileiros. Os fatores que mais contribuem para a boa reputação da marca são a qualidade do produto (29%), o impacto positivo na economia do país (26%) e, em terceiro lugar, as práticas de ESG (19%).
Já os fatores que levam o consumidor a avaliar negativamente uma marca são, em primeiro lugar, a ausência de práticas de ESG (26%), em segundo lugar, a má qualidade do produto (21%) e, em terceiro lugar, os impactos negativos na economia do país (17%). Ou seja, para o consumidor brasileiro, as questões de governança, sustentabilidade e aspectos sociais podem “manchar” a imagem de uma instituição mais do que a própria qualidade de seu produto ou serviço, como explica o especialista em Finanças e vice-presidente do Interior do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – Paraná, Jeferson Vinhas Ferreira.
“É comum pensar que o consumidor brasileiro considera apenas o preço e a qualidade ao avaliar um produto ou serviço, mas falhas em práticas relacionadas a ESG podem trazer sérios danos à reputação de uma empresa, especialmente em aspectos de governança, como o envolvimento em escândalos de corrupção ou fraude. Em relação às práticas de sustentabilidade, o principal cuidado para que uma empresa seja percebida como sustentável é ser autêntica. É essencial que ela comunique de forma transparente suas ações reais e as comprove por meio de selos e certificações que atestem o cumprimento das metodologias adequadas”, explica Ferreira.
O estudo entrevistou presencialmente 2.006 brasileiros com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs), entre 23 e 30 de setembro de 2024. A amostra é representativa da população brasileira a partir de 16 anos, com margem de erro de 2,0 pp e intervalo de confiança de 95%.
Compreendendo a importância do tema e a crescente relevância da adoção de ações de ESG, não apenas para a visibilidade da marca, mas também para o desenvolvimento de toda a sociedade, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa do Paraná convidam empresários, CFOs, CEOs, conselheiros e demais interessados no tema para o evento “ESG, Riscos e Oportunidades: uma visão pragmática e de criação de valor”. No evento, especialistas discutirão como integrar práticas ESG à estratégia financeira e operacional, minimizando riscos e impulsionando resultados sustentáveis.
O evento conta com o patrocínio de gestão do Gaia Silva Gaede Advogados, Valore Elbrus, TOTVS e Grant Thornton. Como patrocinadora do evento está a KPMG. Como media partner está a Gazeta do Povo e como apoiador do evento está o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.