Itaú Unibanco anuncia Pix por aproximação em 100% das maquininhas

Itaú Unibanco anuncia Pix por aproximação em 100% das maquininhas

Entre as novidades, estão a expansão do Pague Parcelado com Pix para empresas e Pagamentos Recorrentes via Pix

Pix por Aproximação, nova funcionalidade do meio de pagamento que vai transformar a forma como o Pix é utilizado nas transações presenciais, já está disponível em 100% das Laranjinhas, as maquininhas do Itaú Unibanco, por meio da operação da Rede. Tecnologia pioneira desenvolvida pelo banco e pela credenciadora, de acordo com as normas e regras do BACEN, a novidade pode ser utilizada por qualquer consumidor que tenha uma conta habilitada para pagamento utilizando NFC. A funcionalidade está sendo disponibilizada em fases e, em algumas semanas, todos os clientes Itaú Unibanco poderão cadastrar sua conta Itaú na wallet para pagar apenas aproximando o celular, sem a necessidade de abrir o Superapp do banco no momento da compra.

Protagonista no Brasil nos métodos de pagamento, o Itaú segue atento às necessidades dos seus clientes e as transformações tecnológicas do setor financeiro. Neste sentido, o banco acompanha a grande adesão do Pix como método de pagamento e tem atuado na fronteira das inovações para entregar as melhores soluções para seus clientes. Além do Pix por Aproximação, os clientes do banco também terão acesso, em janeiro de 2025, aos Pagamentos Recorrentes via Pix, e experiências ainda mais completas no Pague Parcelado com Pix para Pessoa Jurídica.

“O Itaú acreditou, adotou e investiu no Pix desde o primeiro momento, especialmente por seu potencial de inclusão financeira e melhoria de experiência da jornada de pagamentos. Agora, o Pix por aproximação chega para transformar a forma com que os brasileiros o utilizam nas transações presenciais. Acreditamos muito nesse potencial e no impacto positivo que ele trará para toda a cadeia de pagamentos brasileira, e trabalhamos para que ele alcance o maior número de pessoas possível; por isso, desenvolvemos nas Laranjinhas da Rede uma solução que poderá ser utilizada por todos os consumidores, em qualquer instituição financeira habilitada”, afirma Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco.

Pioneirismo

Os anúncios seguem a agenda acelerada e ininterrupta de inovações que o Itaú atravessa. Após anunciar o seu Superapp, com funcionalidades renovadas e oferecendo a melhor experiência digital do mercado, e ser o primeiro banco a anunciar o Pix por Aproximação, o Itaú evidencia o seu pioneirismo no setor.

“Desenvolvemos uma ferramenta que permitiu levar para o Pix a mesma facilidade, fluidez e segurança do uso das wallets para pagamentos com cartão de crédito e débito. Com a novidade, essa tecnologia estará agora disponível para milhões de consumidores que usam o Pix como sua principal forma de pagamento. O Pix é o futuro dos meios de pagamentos no Brasil, e suas evoluções têm um potencial positivo enorme para a sociedade, facilitando as jornadas de pagamentos e recebimentos para toda a cadeia”, afirma Mario Miguel, diretor de pagamentos para Pessoa Física do Itaú.

Pix por Aproximação

A inovação é um passo importante para democratizar e ampliar ainda mais o uso do Pix nas transações entre consumidores e empresas. Assim como com os cartões de crédito e débito, o consumidor será capaz de realizar um Pix apenas aproximando o celular da Laranjinha, tornando a transação mais rápida. Outro destaque positivo da solução é a segurança: no caso das contas Itaú, não será necessário nem mesmo abrir o Superapp do banco no momento da compra. A autenticação de cada transação é realizada com senha do celular ou biometria do pagador, e o valor da compra será exibido no celular do cliente antes da finalização – sem a necessidade de digitar a senha bancária no aplicativo no ato da compra, normalmente realizada em um ambiente público.

“O pagamento por aproximação teve muita aderência entre os consumidores brasileiros – dados mais recentes do mercado apontam que 61,1% das transações no mundo físico são feitas com o uso desta tecnologia. Além de uma experiência muito fluida e rápida, que acontece em segundos, ele oferece uma camada adicional de proteção com a autenticação. Com ele, o uso do Pix no comércio tem um potencial enorme de crescimento, solucionando desafios que trarão uma experiência muito melhor para o consumidor, que faz a compra, e para o vendedor, que recebe”, reforça Mario Miguel, diretor de Pagamentos para Pessoa Física do Itaú Unibanco.

A solução já está disponível em 100% das Laranjinhas – as maquininhas do Itaú, operadas pela Rede. Para o consumidor utilizá-la, basta cadastrar sua conta bancária no Google Wallet – atualmente disponível em aparelhos Android – validar o cadastro no Superapp uma única vez, e realizar as transações via Pix apenas aproximando o seu dispositivo eletrônico das Laranjinhas, sem a necessidade de confirmar a transação no Superapp do Itaú. A funcionalidade está sendo disponibilizada gradualmente aos clientes e, nas próximas semanas, 100% dos clientes Itaú poderão realizar suas transações via Pix por Aproximação em dispositivos habilitados.

O Pix por aproximação traz inúmeras vantagens para as duas pontas, pagadores e recebedores. Para as empresas – especialmente lojistas – receber via Pix é muito vantajoso. Além da liquidação online, com o valor caindo na conta na hora, a modalidade tem tarifas reduzidas na comparação com outros meios de pagamento, o que permite a oferta de descontos nas transações. A nova funcionalidade trará ainda uma economia de tempo relevante, permitindo que o atendimento e finalização do pagamento seja mais rápido, reduzindo filas – com a realização de mais transações no mesmo intervalo.

Para os consumidores, o Pix tem um papel muito importante de democratização dos serviços financeiros e na inclusão bancária, especialmente para aqueles que não possuem cartão de crédito, e a jornada por aproximação facilitará muito a experiência. Além da agilidade, para os clientes Itaú a modalidade acaba com a necessidade de abrir o aplicativo bancário para realizar a transação.

Pix Automático

Outra jornada que será bastante facilitada pelo ecossistema do Pix é a de pagamentos recorrentes – atualmente atendida pelo débito automático, no qual cada instituição financeira tem um fluxo próprio para o seu pagador receber débitos na sua conta corrente de forma recorrente. Entretanto, ele tem algumas limitações que dificultam sua adesão e alcance. A principal delas é a necessidade da empresa, recebedor, ter convênios individuais com as instituições financeiras, o que faz com que a oferta ao débito automático fique apenas em determinados bancos, dada a complexidade de integração: ”Por isso, muitas pessoas não conseguem colocar o pagamento da sua conta de água, luz, condomínio, escola ou plano de saúde no débito automático, algo que facilitaria muito seu dia a dia, tirando o peso da necessidade de lembrar de realizar o pagamento de contas tão importantes todos os meses”, explica Russomanno.

O Pix Automático chega para solucionar essa questão. Com ele, as empresas que fazem as cobranças recorrentes precisarão aderir apenas a uma instituição bancária. Ou seja: ao aderir ao Pix Automático no Itaú, a empresa poderá oferecer o pagamento recorrente com Pix para todos os seus clientes, independentemente de qual a sua instituição bancária, alcançando as mais de 800 instituições que fazem parte do ecossistema do Pix.

A partir de janeiro de 2025, clientes PJ do Itaú já poderão oferecer esses pagamentos recorrentes via Pix para seus clientes – inicialmente, a solução estará disponível apenas para as pessoas físicas que também sejam clientes Itaú. O Pix Automático, solução do BCB que viabiliza débitos em todas as instituições participantes do Pix, estará disponível em junho de 2025.

“Essa é uma jornada na qual vemos um ganho imenso para as empresas e consumidores. O Pix Automático nasce em junho, mas conseguimos antecipar os testes entre clientes Itaú para janeiro. Desta forma, nossos clientes já poderão se beneficiar dessa inovação, que traz flexibilidade e padronizações importantes, além de ganhos como maior prazo de agendamento – entre 2 e 10 dias antes do vencimento – e jornadas de adesão no padrão regulado pelo Banco Central, o que garante uma experiência uniforme para os pagadores”, explica Russomanno.

Outros ganhos do Pix Automático são a possibilidade de até 3 tentativas de débito até 7 dias após o vencimento (sem padrão na jornada atual) e a adesão via QR Code. Na nova solução, as mensagens serão padronizadas em todo o processo de adesão, agendamento e cancelamento, proporcionando para o pagador clareza em cada etapa da jornada de recorrência.

“A evolução dos meios de pagamento no Brasil passa pela agenda do Pix. Como estamos vivenciando a nova era da experiência no Itaú, temos desenvolvido nossas soluções de modo a endereçar as principais necessidades dos clientes dentro desse ecossistema, facilitando suas jornadas de pagamentos e recebimentos. O tamanho e capilaridade do Itaú, com ampla atuação para pessoas jurídicas e físicas, nos traz uma visão integrada que permite inovarmos na criação de soluções que envolvem as duas pontas, beneficiando toda a cadeia de meios de pagamentos”, complementa Mario Miguel.

Pague Parcelado com Pix para empresas

Disponível desde o 1º semestre no app Itaú Empresas, o Pague Parcelado com Pix chega agora para 100% dos clientes no bankline, facilitando seus pagamentos no dia a dia. Com a funcionalidade, é possível realizar pagamentos a vista para o fornecedor e o pagador pode parcelar em até 48 vezes, sem a necessidade de comprometer o limite do cartão de crédito. O valor mínimo da transação é de R$ 700,00 e as condições de parcelamento e as taxas variam de acordo com o perfil do cliente.

Essa alternativa de pagamento para as PMEs facilita o acesso ao crédito, proporcionando mais prazo para a gestão dos gastos das empresas. Outra vantagem é a possibilidade de negociar descontos com os fornecedores, já que eles receberão à vista. Com uma jornada intuitiva, rápida, segura e transparente, o Pague Parcelado com Pix teve uma ótima adesão e retorno dos clientes: 33% dos clientes que parcelam seus pagamentos já usaram o produto mais de uma vez.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *