Três estratégias infalíveis para marcas recém-lançadas lucrarem na Black November

Três estratégias infalíveis para marcas recém-lançadas lucrarem na Black November

Competitividade aumenta entre as empresas

Celebrada na última sexta-feira do mês, a Black Friday deu espaço, em 2024, para um mês repleto de promoções, chamado de Black November. A época, tão aguardada pelos consumidores e empresários, vem como uma estratégia que antecipa a esperada Black Friday, celebrada no dia 29 de novembro e que tem como objetivo movimentar o comércio do mundo todo. No entanto, com a concorrência cada vez mais acirrada para conquistar a preferência do público, a competitividade entre as empresas aumenta a cada ano e, por isso, os negócios recentes precisam ser estratégicos na hora de planejar suas campanhas.

“Quando uma marca é recente no mercado, a melhor coisa é se espelhar em outras maiores e adaptar isso para a sua realidade. Eu acredito que, nesses casos, a maior diferença é que as marcas maiores já sabem o que melhor funciona para elas e sabem como tirar o máximo proveito disso. Por isso, devemos usá-las como um espelho”, comenta Tatiane Englerth, empresária à frente da X Joias. “Acredito que o maior desafio durante o mês de novembro é se destacar em meio a tantas outras marcas. Por isso, é extremamente importante ter uma estratégia definida nos mínimos detalhes”, pontua Michelle Ambrósio, sócia e designer de peças da marca.

Dessa forma, pensando nas diversas marcas recentes no mercado que desejam desenhar uma boa estratégia para o mês, além de lucrar ainda mais nesta época tão aguardada pelos consumidores, Tatiane e Michelle listaram algumas dicas essenciais para os negócios recentes. Confira, a seguir:

  1. Defina uma boa estratégia
    Pode parecer clichê, mas ter uma estratégia bem definida e alinhada às expectativas do cliente pode ser um grande primeiro passo para uma marca menor ser vista em meio a outras maiores. “Primeiro e mais importante, é essencial definir qual será a sua estratégia de promoção. Novembro é o mês para o qual guardamos o nosso maior desconto dentro do site, por exemplo, e, no geral, é o mês em que os clientes esperam poder comprar gastando menos”, explica Englerth.
  2. Tenha uma comunicação consistente
    Uma comunicação eficiente e estratégica é tão importante quanto os próprios descontos. O comportamento do consumidor muda durante o mês, com a expectativa de encontrar as melhores ofertas em diversas marcas. Nesse cenário, estar presente e manter a lembrança constante da promoção pode ser o diferencial para converter mais vendas. “Crie uma comunicação consistente nas redes sociais. É preciso lembrar o consumidor todos os dias sobre a promoção e criar urgência, para que a compra seja realizada o quanto antes”, reforça Ambrósio.
  3. Ganhe destaque nos serviços de pré e pós-venda
    O aumento no volume de compras exige que as marcas estejam preparadas para oferecer um atendimento excepcional, tanto antes quanto depois da venda. Além de garantir uma experiência satisfatória na hora da compra, o suporte no pós-venda se torna um diferencial valioso para fidelizar clientes e construir uma relação de confiança. “O atendimento faz toda a diferença quando o cliente está realizando a compra e, ainda mais, no pós-venda. Quando um cliente tem um problema, uma dúvida depois da compra, esse é o momento de você ganhar e fidelizar ele”, finaliza a empresária.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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