Três estratégias infalíveis para marcas recém-lançadas lucrarem na Black November
Competitividade aumenta entre as empresas
Celebrada na última sexta-feira do mês, a Black Friday deu espaço, em 2024, para um mês repleto de promoções, chamado de Black November. A época, tão aguardada pelos consumidores e empresários, vem como uma estratégia que antecipa a esperada Black Friday, celebrada no dia 29 de novembro e que tem como objetivo movimentar o comércio do mundo todo. No entanto, com a concorrência cada vez mais acirrada para conquistar a preferência do público, a competitividade entre as empresas aumenta a cada ano e, por isso, os negócios recentes precisam ser estratégicos na hora de planejar suas campanhas.
“Quando uma marca é recente no mercado, a melhor coisa é se espelhar em outras maiores e adaptar isso para a sua realidade. Eu acredito que, nesses casos, a maior diferença é que as marcas maiores já sabem o que melhor funciona para elas e sabem como tirar o máximo proveito disso. Por isso, devemos usá-las como um espelho”, comenta Tatiane Englerth, empresária à frente da X Joias. “Acredito que o maior desafio durante o mês de novembro é se destacar em meio a tantas outras marcas. Por isso, é extremamente importante ter uma estratégia definida nos mínimos detalhes”, pontua Michelle Ambrósio, sócia e designer de peças da marca.
Dessa forma, pensando nas diversas marcas recentes no mercado que desejam desenhar uma boa estratégia para o mês, além de lucrar ainda mais nesta época tão aguardada pelos consumidores, Tatiane e Michelle listaram algumas dicas essenciais para os negócios recentes. Confira, a seguir:
- Defina uma boa estratégia
Pode parecer clichê, mas ter uma estratégia bem definida e alinhada às expectativas do cliente pode ser um grande primeiro passo para uma marca menor ser vista em meio a outras maiores. “Primeiro e mais importante, é essencial definir qual será a sua estratégia de promoção. Novembro é o mês para o qual guardamos o nosso maior desconto dentro do site, por exemplo, e, no geral, é o mês em que os clientes esperam poder comprar gastando menos”, explica Englerth. - Tenha uma comunicação consistente
Uma comunicação eficiente e estratégica é tão importante quanto os próprios descontos. O comportamento do consumidor muda durante o mês, com a expectativa de encontrar as melhores ofertas em diversas marcas. Nesse cenário, estar presente e manter a lembrança constante da promoção pode ser o diferencial para converter mais vendas. “Crie uma comunicação consistente nas redes sociais. É preciso lembrar o consumidor todos os dias sobre a promoção e criar urgência, para que a compra seja realizada o quanto antes”, reforça Ambrósio. - Ganhe destaque nos serviços de pré e pós-venda
O aumento no volume de compras exige que as marcas estejam preparadas para oferecer um atendimento excepcional, tanto antes quanto depois da venda. Além de garantir uma experiência satisfatória na hora da compra, o suporte no pós-venda se torna um diferencial valioso para fidelizar clientes e construir uma relação de confiança. “O atendimento faz toda a diferença quando o cliente está realizando a compra e, ainda mais, no pós-venda. Quando um cliente tem um problema, uma dúvida depois da compra, esse é o momento de você ganhar e fidelizar ele”, finaliza a empresária.