Vinícolas brasileiras projetam US$ 3 milhões em negócios na ProWine Shanghai 2024
Com parceria entre Consevitis-RS e ApexBrasil, vinícolas brasileiras fecham negócios imediatos e consolidam projeções para os próximos 12 meses
As vinícolas brasileiras que participaram da ProWine Shanghai 2024, no estande do projeto setorial Wines of Brazil, retornam com resultados promissores após a principal feira do setor de vinhos na China, nos dias 12, 13 e 14 de novembro. Durante o evento, as marcas Aurora, Bom Dia Bubble, CRS Brands, Larentis, Miolo, Nova Aliança e Salton conseguiram fechar negócios internacionais estimados em US$ 240 mil (R$ 1,2 milhão), com uma expectativa de gerar mais US$ 2,8 milhões (aproximadamente R$ 16 milhões) em transações nos próximos 12 meses.
A participação brasileira foi viabilizada através da parceria entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que também ofereceu suporte financeiro por meio do programa Bolsa Exportação. A iniciativa foi uma resposta aos desastres naturais que impactaram a vitivinicultura gaúcha em maio, proporcionando reembolso de até R$ 20 mil por vinícola para cobrir despesas de viagem e hospedagem.
Expansão de mercado e novos contatos comerciais
O estande do Wines of Brazil atraiu 79 novos contatos do trade, incluindo importadores, distribuidores e representantes de hotéis e restaurantes. O gestor do Wines of Brazil, Rafael Romagna, destaca que a feira é uma oportunidade crucial para consolidar a presença das vinícolas brasileiras na Ásia: “A ProWine Shanghai permite às empresas explorar o mercado chinês, fortalecer suas marcas e estabelecer conexões estratégicas. Os resultados desta edição reforçam o potencial de crescimento e a abertura de novas oportunidades para os nossos vinhos na região.”
De acordo com a organização do evento, a ProWine Shanghai 2024 contou com a participação de 650 expositores de 32 países e regiões, recebendo um público de 20.860 visitantes profissionais, um aumento em relação ao ano anterior. A diversificação dos visitantes foi um dos pontos altos desta edição, com maior presença de compradores de hotéis, restaurantes e grandes lojas de cadeia moderna. Esse perfil variado de participantes evidencia o interesse crescente no mercado de vinhos da China continental, reafirmando a importância da feira como plataforma de negócios e networking.
Giorgia Mezacasa Forest, supervisora de Importação e Exportação da Cooperativa Vinícola Aurora, destaca a relevância estratégica da feira para a apresentação de novidades e consolidação de negócios no mercado chinês. “A ProWine Shangai foi boa, pois conseguimos encontrar muitos de nossos clientes que participam da feira em busca de novos produtos ou tendências. O foco da Aurora no país é o suco de uva e os produtos sem álcool de forma geral, por isso apresentamos dois lançamentos da linha Zero Álcool. Ambos foram muito bem recebidos. Também apresentamos outras embalagens e diferentes rótulos feitos especialmente para esse mercado. O resultado da nossa participação é que temos uma projeção de novas vendas para esses produtos, além de termos conquistado novos clientes, muito por conta da queda na demanda por álcool no país, que temos observado nos últimos anos.”
Com o sucesso desta participação, o Wines of Brazil segue fortalecido em seu propósito de promover os vinhos brasileiros internacionalmente, destacando a qualidade e diversidade de seus produtos em um mercado altamente competitivo e em expansão.