Volkswagen tem recorde de exportações em outubro e cresce 48,5% no ano

Volkswagen tem recorde de exportações em outubro e cresce 48,5% no ano

De janeiro a outubro, a marca embarcou 78.623 unidades, um número 48,5% maior do que o mesmo período de 2023

A Volkswagen do Brasil teve recorde de exportações em outubro, com 12.049 unidades embarcadas no mês passado. É o melhor resultado de exportações registrado pela marca desde abril de 2018, quando foram embarcadas 18.752 unidades no mês. Em 2024, a Volkswagen do Brasil se destaca em exportações perante o mercado: de janeiro a outubro, a VW embarcou 78.623 unidades, um número 48,5% maior do que o volume de exportações da marca no mesmo período de 2023 (52.940: jan-out). Nesse mesmo período, as exportações de veículos leves no setor brasileiro caíram 7,6% (310.129 unidades de jan-out de 2024 x 335.722 unidades de jan-out de 2023).

Outro resultado importante: de janeiro a outubro de 2024, as 78.623 unidades embarcadas pela Volkswagen já superam o número de exportações da marca no ano inteiro de 2023 (62.834 unidades jan-dez).

“A Volkswagen do Brasil celebra um crescimento expressivo em suas exportações, nas quais enxergamos uma grande oportunidade de negócio. Além do aquecimento da demanda nos países atendidos, principalmente na Argentina, o nosso principal mercado de exportação, a Volkswagen do Brasil consolida sua vocação como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,2 milhões de unidades embarcadas em seu histórico, ao oferecer o portfólio mais completo do mercado, desenvolvido de acordo com as necessidades e desejos dos clientes da América Latina. A nova ofensiva de 16 lançamentos até 2028 reforça ainda mais a presença dos modelos Volkswagen nos mercados de exportação: o Novo T‑Cross, primeiro lançado, já está sendo vendido com sucesso nos países vizinhos”, afirma Max Frik, gerente executivo de Marketing do Produto e Planejamento de Vendas da Volkswagen Região SAM (América do Sul).

“A estratégia integrada entre a produção, as vendas e a logística de entrega dos modelos da Volkswagen do Brasil é outro fator crucial para o crescimento robusto das exportações da marca. Alinhamos todo o programa de nossas fábricas de automóveis no Brasil – Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR) – aos cronogramas dos navios contratados, garantindo eficiência e agilidade máxima nos embarques”, completa Fábio Freccia, gerente executivo de Logística da Volkswagen na Região SAM (América do Sul).

A Volkswagen do Brasil concentra suas exportações atualmente em 18 países: Argentina, México e Colômbia – os três principais mercados, em volume de embarques, respectivamente – além de Aruba, Bolívia, Chile, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Maarten e Uruguai. Os modelos mais exportados neste ano (jan-out) foram o Novo Polo (26.953 unidades exportadas), Saveiro (21.902 unidades), Nivus (13.188) e T‑Cross (12.932).

Volkswagen Polo é o carro mais vendido em outubro

Além de ser o modelo mais exportado pela Volkswagen do Brasil, o Novo Polo também é preferência absoluta dos brasileiros e fechou o mês de outubro como o veículo líder de vendas no Brasil, considerando todos os segmentos de mercado. Foram 14.970 unidades do Volkswagen Polo emplacadas apenas no mês de outubro: um sucesso! No acumulado de 2024 (jan-out), o Volkswagen Polo já teve 112.006 unidades emplacadas no Brasil, sendo o carro de passeio mais vendido do País.

Além da liderança no segmento de hatches, e entre todos os carros de passeio, com o Polo, a Volkswagen também segue como líder entre os SUVs, dominando os dois principais segmentos no mercado brasileiro. Os segmentos de SUVs e hatches representam 37,2% e 27,5% do mercado nacional, respectivamente.

No segmento de SUVs, a Volkswagen é líder no Brasil com toda a sua família SUVW, formada pelo Novo T‑Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, que já somam 127.201 unidades emplacadas em 2024 (jan-out); são 27.552 unidades à frente da segunda marca do ranking no segmento. O Novo T‑Cross segue como o SUV mais vendido do País, com 64.541 unidades emplacadas neste ano (jan-out), sendo 7.840 unidades à frente do segundo colocado da concorrência no

Marca que mais cresce

Em 2024, a Volkswagen segue como a marca de volume que mais cresce em unidades vendidas. Já são 318.800 veículos emplacados neste ano (jan-out), que representam 47.457 unidades a mais do que o mesmo período de 2023. A Volkswagen cresceu 17,5% em vendas de janeiro a outubro de 2024, bem acima do mercado (+15%), e conta com a expressiva participação de 15,9%.

Preferência dos brasileiros, a Volkswagen tem quatro modelos entre os 15 mais vendidos do Brasil neste ano, considerando todos os segmentos: Polo (112.006 unidades vendidas de jan-out), Novo T‑Cross (64.541 unidades vendidas de jan-out), Nivus (46.068 unidades vendidas de jan-out) e Saveiro (44.657 unidades vendidas de jan-out).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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