79% dos jovens são inseguros sobre suas habilidades quando estão procurando emprego

79% dos jovens são inseguros sobre suas habilidades quando estão procurando emprego

Uma pesquisa realizada pela Catho, plataforma gratuita de empregos, identificou o comportamento e a percepção dos jovens, entre 18 e 24 anos, no mercado de trabalho junto às pessoas mais experientes, acima dos 25 anos de idade.

Quando se trata do sentimento durante a procura de um trabalho, 79% dos jovens apresentam mais insegurança sobre suas habilidades, e suas principais incertezas estão na preocupação na escolha de trabalho (37%) e no medo de realizar entrevista (30%). Os mais velhos, por sua vez, se preocupam mais com a concorrência (23%) e com a cultura da empresa (52%).

Para Fabio Maeda, diretor B2C e Produtos da Catho, a insegurança dos jovens para encontrar um emprego reflete justamente na falta de experiência e por conta da maior parte deles ainda não terem graduação, estando no início de suas carreiras: “Consequentemente, há alguns desafios neste cenário com a falta de segurança. É fundamental que as empresas ajustem suas estratégias, oferecendo oportunidades como programas de jovem aprendiz e/ou estágio, suporte e cultura organizacional que dialoguem com os valores dessa nova geração, criando assim um mercado mais acolhedor e dinâmico”.

Segundo o diretor da Catho, mesmo sem experiência, o primeiro passo para o jovem que está começando a jornada profissional é a preparação. Para ele, investir em autoconhecimento para compreender suas habilidades, pontos fortes e áreas a melhorar é fundamental, e isso pode começar com uma lista dos seus talentos e interesses, avaliando como eles podem ser aplicados ao mercado de trabalho.

Além disso, buscar aperfeiçoar conhecimentos, fazer trabalhos como freelancer ou voluntário e conversar com colegas que já estão no mercado são outras estratégias importantes. Dessa forma, eles conseguem obter informações que servirão como base de preparação para o momento do processo seletivo.

“O nosso estudo também identificou as perguntas mais feitas pelos recrutadores e empreendedores nas entrevistas, e que podem ajudar justamente neste preparo do profissional. Vale lembrar que os recrutadores buscam conhecer o candidato e entender melhor seu comportamento, por isso quanto mais praticar o autoconhecimento, melhor se sairá”, complementa Fabio.

Conforme a pesquisa, as principais perguntas são: Conte um pouco sobre você; Quais seus pontos fortes e fracos?; Como você lida com prazos e pressão?; Por que gostaria de trabalhar na nossa empresa?; e Por que você escolheu essa carreira/área de atuação?.

“Por meio do levantamento da Catho, identificamos que os dados refletem um momento crucial na trajetória profissional dos jovens, onde é colocado em pauta a preparação e a capacitação para entrarem ou se aperfeiçoarem no mercado atual. Vale evidenciar a importância de iniciativas que apoiem isso e na Catho procuramos não apenas conectar talentos às oportunidades, mas também oferecer conteúdos e ferramentas que auxiliem os jovens a superarem essas barreiras iniciais, contribuindo para um início de carreira mais sólido e confiante”, conclui Maeda.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *