Busca das empresas por crédito tem alta de 1,9% em outubro
Todos os setores da economia apresentaram crescimento no período, com destaque para os negócios do segmento “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor”
Foi registrada, em outubro, alta de 1,9% na busca das companhias brasileiras por recursos financeiros no comparativo com o mesmo mês de 2023, segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Na visão por porte, as “Micro e Pequenas” (MPEs) registraram crescimento de 1,9%, as “Médias” de 0,1% e as “Grandes” de 1,3%.
“A necessidade de capital de giro, perante um quadro de atividade econômica ainda forte, pode ter levado as empresas a buscarem mais recursos financeiros”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
A visão por setores das empresas mostrou que, em outubro, a variação da demanda por crédito foi mais acentuada pelos negócios que englobam a categoria “Demais” (12,5%), formado por empresas do segmento “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor”, seguidos “Serviços” (2,3%), “Indústria” (2,1%) e “Comércio” (1,0%),
Espírito Santo avançou na demanda por crédito
A análise por Unidades Federativas (UFs) revelou que, ainda em outubro, as empresas do Espírito Santo avançaram no ranking de demanda por crédito com 14,1% das buscas. Em seguida, ficou Santa Catarina (13,3%) e Rio Grande do Norte (8,9%). Confira o detalhamento por UFs no gráfico abaixo: