Como a inovação pode dar dinheiro ainda em 2024? Confira 5 dicas

Como a inovação pode dar dinheiro ainda em 2024? Confira 5 dicas

A inovação pode ser um catalisador significativo para o crescimento econômico

Apesar de estar próximo do fim, o ano ainda não acabou e é possível encontrar oportunidades para iniciar novos projetos e começar 2025 com um dinheirinho extra. Quando falamos de empresas, por exemplo, é importante analisar os elementos disponíveis para identificar pequenas melhorias que podem ser implementadas.

Focar em ganhos internos, pequenos projetos e melhorias no curto prazo, utilizando um programa de geração de ideias e inovação fechada, pode trazer resultados rápidos e eficazes. Para trazer a inovação como forma de possibilidades para ganhar dinheiro, também é importante trabalhar questões de projeto centrado em pessoas e cultura.

Em 2021, uma pesquisa conjunta da Gallup com a Amazon mostrou que quase 60% dos funcionários norte-americanos estavam interessados em programas de capacitação, porém 57% buscavam treinamento fora do trabalho. A conclusão à qual as instituições chegaram foi de que a maioria dos programas corporativos de aprendizado não é eficaz porque carece de criatividade.

“Se você entender como as tecnologias exponenciais podem ser aplicadas internamente na organização, em três meses, por exemplo, é possível obter um retorno financeiro significativo, além de trabalhar na capacitação do time. Quando falamos de um cenário de transformação e inovação, devemos aproveitar orçamentos não utilizados para investir na capacitação das pessoas”, explica Eduardo Freire, fundador e CEO da FWK Innovation Design.

A tecnologia pode ser a galinha dos ovos de ouro de uma empresa

“Indo além da capacitação, dar uma oportunidade para as pessoas trabalharem perspectivas das entregas da tecnologia também é um investimento válido, porque, no final do dia, isso pode trazer retorno no curto prazo, que é a tecnologia. No médio e longo prazo, as pessoas estarão com essa capacidade de resolução de problemas, de trabalhar abordagens de fato orientadas a resultado”, continua o CEO.

A inovação, de modo geral, pode ser um catalisador significativo para o crescimento econômico e aumento de lucros em 2024. Abaixo, Eduardo lista dicas essenciais para empresas que querem expandir seus negócios.

1. Desenvolvimento de novos produtos e serviços: “inovar em produtos ou serviços pode criar novas fontes de receita, pois, desse modo, as empresas podem ser capazes de identificar e atender a necessidades não atendidas ou criar soluções únicas para problemas existentes podem se destacar no mercado. Sendo assim, elas conseguem angariar novos clientes e, por tabela, aumentar a lucratividade”, explica.

2. Melhoria da eficiência operacional: “a inovação tecnológica, como a automação, a aplicação de inteligência artificial e a análise de big data, pode otimizar processos internos, reduzindo custos e aumentando a produtividade. As empresas são capazes de ‘fazer mais com menos’, o que reduz o custo de atividades pouco produtivas ao mesmo tempo que aumenta as margens de lucro”, aconselha.

3. Personalização e experiência do cliente: tecnologias inovadoras permitem uma personalização em massa, oferecendo produtos e serviços ajustados às preferências individuais dos consumidores. O principal objetivo, claro, é o aumento na satisfação e lealdade do cliente, retendo-o e acarretando receita recorrente”, conta.

4. Expansão para novos mercados: “a inovação, da adaptação de produtos para diferentes culturas ao desenvolvimento de soluções digitais que rompem barreiras geográficas, pode permitir que as empresas entrem em novos mercados geográficos ou segmentos de clientes. Ainda, soluções focadas em sustentabilidade são muito boas para atrair consumidores conscientes e também podem ajudar a reduzir custos a longo prazo (por exemplo, eficiência energética)”, pontua.

5. Modelos de negócios disruptivos: “modelos de negócios como a economia compartilhada ou serviços de assinatura não reinventam a roda, mas podem transformar indústrias e criar novas formas de gerar receita, já que têm o potencial de converter não clientes em clientes do serviço prestado. Por isso, esses modelos também são um forte fator para garantir fluxos de receita mais estáveis e previsíveis”, ensina.

“Em suma, as empresas que conseguirem integrar a inovação de maneira estratégica em suas operações e ofertas de mercado terão melhores condições para conquistar novas oportunidades e aumentar seus lucros, além de se posicionarem à frente de suas concorrentes no mercado”, conclui Eduardo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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