Eficiência e sustentabilidade lideraram crescimento de vagas de estágio

Eficiência e sustentabilidade lideraram crescimento de vagas de estágio

Setor de Engenharia foi o grande destaque em novas vagas de estágio em 2024

Um levantamento realizado na base de dados da Companhia de Estágios, líder em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e jovens aprendizes, revela que o setor de Engenharia foi o grande destaque na geração de novas vagas de estágio em 2024. Com um crescimento na oferta de vagas em comparação a 2023, a área mostra forte alinhamento com demandas do mercado por sustentabilidade, inovação e eficiência. A análise refere-se aos processos seletivos conduzidos pela empresa, para uma média de mais de 4 mil vagas por ano.

Os cursos de Engenharia de Agronegócios e Engenharia Elétrica Eletrotécnica lideraram a expansão, mas outros cursos também apresentaram desempenho notável: Engenharia de Qualidade e Melhoria de Processos, , Engenharia em Inovação Agrícola Sustentável e Gestão de Qualidade e Engenharia de Produção. Além disso, cursos que tradicionalmente já possuem alta demanda por profissionais em início de carreira, como Engenharia de Produção, seguem apresentando crescimento de vagas.

De acordo com Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios, o desempenho do setor está diretamente relacionado à transformação do mercado. “As empresas estão em busca de profissionais que tragam soluções para aprimorar metas de eficiência e sustentabilidade, o que reflete o avanço de áreas voltadas à eficiência produtiva e inovação. Além disso, os profissionais de engenharia têm sido absorvidos também em áreas como finanças, gestão e dados, por conta da sua formação técnica. Isso tem elevado a procura por talentos em Engenharia de forma acelerada”, explica.

Tecnologia em alta

A área de Tecnologia também registrou crescimento expressivo, com destaque para cursos que atendem a demandas emergentes do mercado, entre eles, Gestão de Energia e Eficiência Energética, Gestão de Segurança e Defesa Cibernética e Tecnólogo em Redes e Conectividade.

Para Mavichian, o mercado tem priorizado profissionais capazes de lidar com desafios modernos, como eficiência energética e cibersegurança. “A digitalização trouxe novas prioridades às empresas, e cursos voltados a tecnologia se destacam como indispensáveis. Isso também reflete uma evolução no perfil de contratações, que agora demandam maior especialização.”

Marketing é tendência

Outro curso em evidência foi o de Marketing Digital e Data Science, que combina comunicação e tecnologia. “A análise de dados integrada à comunicação é uma tendência essencial, que reforça a busca por profissionais com visão estratégica em múltiplas disciplinas”, acrescenta o executivo.

Nos cursos da área de Marketing e Comunicação, os destaques ficaram por conta de cursos como Comunicação e PropagandaComunicação em Multimeios e Gestão da Comunicação em Mídias Digitais.

A expansão destes cursos reflete como o mercado de comunicação está em constante adaptação às novas mídias e à digitalização das marcas. Isso justifica o aumento exponencial em cursos que trazem uma abordagem mais contemporânea e técnica.

Administração tem crescimento moderado

Os cursos voltados a áreas de negócio, tradicionalmente com alta demanda, também registraram crescimento nas vagas de estágio em  cursos como Administração com ênfase em Gestão de Tecnologia da Informação e Administração com Formação Específica em TI.

“Com a tecnologia cada vez mais integrada aos processos de gestão, há uma demanda crescente por administradores que entendam de tecnologia e possam otimizar operações complexas”, afirma Mavichian.

Os cursos mais requisitados pelas empresas nas aberturas de vagas evidenciam como o mercado de estágios tem sido um termômetro das mudanças na economia e nas estratégias empresariais. “É um momento promissor para os estudantes que investem em qualificação alinhada a essas demandas em ascensão”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *